quarta-feira, 11 de março de 2020

Grandes vultos: Martins Júnior -- Parte 02.

Artur Azevedo
GRANDES VULTOS BRASILEIROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES
MARTINS JÚNIOR – PARTE – 02. OK. 11/03/20.
Pereira de Lira vai à tribuna e requer um voto de profundo pesar:
Creio que não preciso relembrar quem foi Martins Júnior, nome conhecido de todo o País; não preciso recordar que, nos últimos anos do regime extinto, o seu nome se acha gloriosamente ligado às duas mais notáveis campanhas que deram em resultado a evolução que terminou com a proclamação da República, como tinha sido um dos mais denodados defensores da liberdade dos escravos”.
Em aparte, Eduardo Ramos afirma:
“Apaixonado de todas as ideias generosas”.
E Paranhos Montenegro:
“Um dos republicanos mais distintos que tenho conhecido”.
Depois de Pereira de Lira, usa da palavra o deputado Moreira Alves. Está visivelmente comovido:
“Sr. Presidente, nada tenho a acrescentar, neste doloroso momento, aos justos conceitos externados pelo meu prezado colega e amigo Sr. Pereira de Lira, sobre tão grande cidadão, cujo prematuro passamento nos acaba de ser comunicado.
Parece-me, entretanto, que, diante dos extraordinários serviços prestados por Martins Júnior à Pátria, não só como político, como propagandista emérito, que foi, em prol da República; mas também como homem de letras e de ciência, alguma coisa mais do que foi lhe é devido por parte desta ilustrada corporação, onde, durante duas legislaturas, fulgurou o nome do moço ilustre, que, desaparecendo, deixou mergulhados na mais profunda dor quantos tiveram a ventura de conhecê-lo e de apreciar seus altos dotes de espírito”.
O deputado faz pausa, e, num esforço, concluiu com voz embargada:
Não posso, tal é a emoção que me causou a tristíssima notícia, dizer-vos, senhores, mais do que isto: em nome de minha terra, que ele tanto soube dignificar e honrar, proponho que, além da manifestação requerida pelo Sr. Pereira de Lira, se suspendam os trabalhos da presente sessão, como uma especial demonstração de grande sentimento que nos punge pela sensível perda, que vem tão profundamente ferir não o Estado de Pernambuco que lhe foi berço, mas ao Brasil inteiro; e, mais, que V. Excia se digne nomear uma comissão composta de cinco membros, para acompanhar à última morada o corpo do meu pobre e chorado amigo, nosso digno ex colega.
Continua
BRASIL BANDECCHI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...