quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Grandes vultos: Tobias Barreto - Parte 04.

Escada/Pe.

GRANDES VULTOS BRASILEIROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES
TOBIAS BARRETO – PARTE 04.
Bacharel em ciências jurídicas e sociais, ainda ficou no Recife por algum tempo, onde lecionava Latim, Retórica, Francês, Filosofia e Matemática Elementar. Em 1871, passou a residir na cidadezinha pernambucana de Escada, e ali morou dez anos, ou seja até 1881, quando teve que se mudar para o Recife, por desentendimentos em torno de herança de sua mulher.
“No ano seguinte – referindo-se ao ano de 1871, diz ele em carta que escreveu ao seu conterrâneo Francisco A. de Carvalho Lima Júnior – vim para a Escada, e entregando-me à profissão de advogado, entreguei-me também, de todo, ao estudo da língua alemã, na qual nunca tive mestre, sou completamente um autodidata – ou mestre de mim mesmo”.
Os anos que Tobias Barreto viveu na Escada constituem um período fecundo de estudos, de realizações e de brigas, assinalando-se, também, o seu rompimento com o positivismo, e a penetração da obra de Haeckel e da qual viria a divergir mais tarde em alguns pontos. Antônio Paim publicou na Revista do Livro, nº 14, um trabalho intitulado A Obra Filosófica e a Evolução de Tobias Barreto, que merece a atenção dos estudiosos.
Aprendendo alemão, teve aberto caminhos para uma nova compreensão da Filosofia e do Direito, além de outros importantes ramos do conhecimento humano. Publica um jornal e duas brochuras na língua de Goethe, e mais Ensaios e Estudos (1875) e alguns periódicos em português. Luís Washington Vita, referindo ao jornal alemão, comenta:
“Na cidade sertaneja imprime um jornal estranho, do qual era o único redator e talvez o único leitor: Deutscher Kampfer”.
Concordo com o escritor que, ali, na Escada, seria ele o único redator e talvez o único leitor. Penso, porém, que publicando trabalhos em alemão, iniciava um intercâmbio com intelectuais germânicos e seus impressos nesse idioma se destinavam a leitores mais do além mar, do que daqui.
Continua…
BRASIL BANDECCHI
Visite também:
Clicando aqui:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...