quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Literatura Ocidental - Parte 69.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 69
LITERATURA ITALIANA – XI

O verismo

O naturalismo europeu assume na Itália a forma do verismo, (anunciada por Carducci, Pascoli, d'Annunzio) estabelecida no final do século XIX sob a orientação predominante de Giovanni Verga (1840-1922) e influência do escritor francês E. Zola. Esta tendência literária interessa-se, de preferência, pela focalização do proletariado tal como o permitem os novos conhecimentos das ciências naturais, do progresso dos estudos sociais e do ideal do nascente socialismo.

Giovanni Verga, inicialmente romancista de inspiração romântica, teve sua cosmovisão e, portanto, sua expressão literária amadurecida ao estabelecer contato com a miséria campesina e proletária de sua terra natal, a Sicília. Nos romances que então escreve,”I Malavoglia” e “Mastro don Gesualdo”, apresenta magistralmente a miséria e o desespero que surgem da injustiça social e explodem nas lutas de classes. 
Luigi Capuana
 
Preocupação realista mais profunda e melhor determinada é encontrada nos romances “Giacinta” e “Marchese di Roccaverdina” do verista Luigi Capuana (1839-1911), verdadeiros documentos cientificamente elaborados da realidade humana como estrutura pela estruturação social. É notável a análise psicológica de Capuana.

O realismo psicológico é também o sentido que assumem as obras de Antonio Fogazzaro (1842-1911), autor de “Piccolo Mondo Antico” e “Leila”. Hábil é Fogazzaro no manejo da ironia e no emprego do dialeto; deficiente o é na estruturação de suas composições que frequentemente não chegam a encontrar síntese artística. Em seus romances observa-se a configuração dos dramas íntimos a partir das especiais circunstâncias externas, ou seja, da situação composta pelos elementos políticos, históricos, sociais e espirituais.
 
Literatura italiana contemporânea

O verismo é encerrado e a idade contemporânea iniciada sob a visão crítica de Benedetto Croce (1866-1952), filósofo, historiador e teórico da estética. Sua teoria e aplicações em análises estão contidas no tratado “L'Estetica” nos seis volumes da “Letteratura della nuova Italia”, em ensaios e artigos como o que desenvolve o tema “Poesia e non Poesia”, e também na revista “La Crítica” e nos “Quaderni della Critica”. Colocando o problema estético como inseparável dos demais problemas filosóficos, Croce assinala a necessidade de que a arte seja simultaneamente individual e cósmica, bem como defende a sua absoluta autonomia. Consequência de sua conceituação da estética são, entre outras, o abandono do normativo, do estetizante e do erudito como categorias de crítica, a condenação das categorias tradicionais, o intuicionismo puro, a exposição da obra de arte e a atribuição de um julgamento crítico que apenas poderá ser um juizo de existência. 
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.

Visite também: 

11 comentários:

Smareis disse...

Oi Furtado!
Boa tarde!

As postagens que você faz, sempre é muito rica de informações e novidades.
Luigi Capuana, eu não conhecia nada a respeito das obras. Deve ser excelente os romance dele.
Um beijo e ótima semana Furtado.

Lina-solopoesie disse...

Ciao . Il tuoi post sono sempre belli , molto utile e davvero valido: un ottimo supporto nel mondo della letteratura.Per veri appassionati ed intenditori. Complimenti. Ti auguro un felice natale a te e famiglia e un caloroso saluto dall'Italia. Lina

Suzane Weck disse...

Ola caro amigo,meus cumprimentos pela excelente postagem.Grande abraço.SU

Lia Noronha disse...

Furatado: td maravilhoso por aqui...sempr ebom viajar através da Literatura.abraços meus.

Efigênia Coutinho disse...

Aqui encontramos uma coisa chamada "cultura", Vamos assimilando todo conteúdo na nossa bagagem, o que somente vem acrescentar ao nosso mundo cultural!
PARABÉNS!
Abraços,
Efigenia Coutinho

Mary disse...

Rosemildo,Muito obrigada pelo seu carinho de sempre!

Obrigada por já fazer da minha historia aqui na blogosfera,espero estarmos juntos em 2014, 2015 e por aí vamos...

Bjo meu querido amiga!

Obrigada viu?

Luján Fraix disse...

GRACIAS POR VENIR AL TÉ QUERIDO AMIGO, UN MARTES MÁS PARA COMPARTIR, PARA ESTAR CERCA AUN A LA DISTANCIA.
UN BESO GRANDE.
ME ALEGRA VERTE NUEVAMENTE POR MI SITIO.
CARIÑOS

Marilena Soneghet disse...

Excelente o conteudo. Eu não conhecia. Valeu a "AULA" - vou procurar saber mais. Parabéns. Grata tbem por sua visita ao mu blog "Reminiscências".

Tenha um Feliz Natal - marilena

Anne Lieri disse...

Esse livro em que baseou o seu artigo deve ser bem interessante! Ótimo texto! bjs e um feliz Natal a vc e sua familia!

Malu Silva disse...

Agradeço a sua visita e deixo aqui meus votos de um NATAL FELIZ e um ANO NOVO repleto de PAZ, SAÚDE e muita ALEGRIA!!!
Meu abraço

Silenciosamente ouvindo... disse...

Venho desejar-lhe um Feliz Natal
a si e sua Família.
Bj.
Irene Alves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...