quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Literatura Ocidental - Parte 69.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 69
LITERATURA ITALIANA – XI

O verismo

O naturalismo europeu assume na Itália a forma do verismo, (anunciada por Carducci, Pascoli, d'Annunzio) estabelecida no final do século XIX sob a orientação predominante de Giovanni Verga (1840-1922) e influência do escritor francês E. Zola. Esta tendência literária interessa-se, de preferência, pela focalização do proletariado tal como o permitem os novos conhecimentos das ciências naturais, do progresso dos estudos sociais e do ideal do nascente socialismo.

Giovanni Verga, inicialmente romancista de inspiração romântica, teve sua cosmovisão e, portanto, sua expressão literária amadurecida ao estabelecer contato com a miséria campesina e proletária de sua terra natal, a Sicília. Nos romances que então escreve,”I Malavoglia” e “Mastro don Gesualdo”, apresenta magistralmente a miséria e o desespero que surgem da injustiça social e explodem nas lutas de classes. 
Luigi Capuana
 
Preocupação realista mais profunda e melhor determinada é encontrada nos romances “Giacinta” e “Marchese di Roccaverdina” do verista Luigi Capuana (1839-1911), verdadeiros documentos cientificamente elaborados da realidade humana como estrutura pela estruturação social. É notável a análise psicológica de Capuana.

O realismo psicológico é também o sentido que assumem as obras de Antonio Fogazzaro (1842-1911), autor de “Piccolo Mondo Antico” e “Leila”. Hábil é Fogazzaro no manejo da ironia e no emprego do dialeto; deficiente o é na estruturação de suas composições que frequentemente não chegam a encontrar síntese artística. Em seus romances observa-se a configuração dos dramas íntimos a partir das especiais circunstâncias externas, ou seja, da situação composta pelos elementos políticos, históricos, sociais e espirituais.
 
Literatura italiana contemporânea

O verismo é encerrado e a idade contemporânea iniciada sob a visão crítica de Benedetto Croce (1866-1952), filósofo, historiador e teórico da estética. Sua teoria e aplicações em análises estão contidas no tratado “L'Estetica” nos seis volumes da “Letteratura della nuova Italia”, em ensaios e artigos como o que desenvolve o tema “Poesia e non Poesia”, e também na revista “La Crítica” e nos “Quaderni della Critica”. Colocando o problema estético como inseparável dos demais problemas filosóficos, Croce assinala a necessidade de que a arte seja simultaneamente individual e cósmica, bem como defende a sua absoluta autonomia. Consequência de sua conceituação da estética são, entre outras, o abandono do normativo, do estetizante e do erudito como categorias de crítica, a condenação das categorias tradicionais, o intuicionismo puro, a exposição da obra de arte e a atribuição de um julgamento crítico que apenas poderá ser um juizo de existência. 
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.

Visite também: 

11 comentários:

Smareis disse...

Oi Furtado!
Boa tarde!

As postagens que você faz, sempre é muito rica de informações e novidades.
Luigi Capuana, eu não conhecia nada a respeito das obras. Deve ser excelente os romance dele.
Um beijo e ótima semana Furtado.

Linasolopoesie disse...

Ciao . Il tuoi post sono sempre belli , molto utile e davvero valido: un ottimo supporto nel mondo della letteratura.Per veri appassionati ed intenditori. Complimenti. Ti auguro un felice natale a te e famiglia e un caloroso saluto dall'Italia. Lina

Suzane Weck disse...

Ola caro amigo,meus cumprimentos pela excelente postagem.Grande abraço.SU

Lia Noronha disse...

Furatado: td maravilhoso por aqui...sempr ebom viajar através da Literatura.abraços meus.

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Aqui encontramos uma coisa chamada "cultura", Vamos assimilando todo conteúdo na nossa bagagem, o que somente vem acrescentar ao nosso mundo cultural!
PARABÉNS!
Abraços,
Efigenia Coutinho

Projeto de Deus 👏 disse...

Rosemildo,Muito obrigada pelo seu carinho de sempre!

Obrigada por já fazer da minha historia aqui na blogosfera,espero estarmos juntos em 2014, 2015 e por aí vamos...

Bjo meu querido amiga!

Obrigada viu?

Luján Fraix disse...

GRACIAS POR VENIR AL TÉ QUERIDO AMIGO, UN MARTES MÁS PARA COMPARTIR, PARA ESTAR CERCA AUN A LA DISTANCIA.
UN BESO GRANDE.
ME ALEGRA VERTE NUEVAMENTE POR MI SITIO.
CARIÑOS

Marilena Soneghet disse...

Excelente o conteudo. Eu não conhecia. Valeu a "AULA" - vou procurar saber mais. Parabéns. Grata tbem por sua visita ao mu blog "Reminiscências".

Tenha um Feliz Natal - marilena

Anne Lieri disse...

Esse livro em que baseou o seu artigo deve ser bem interessante! Ótimo texto! bjs e um feliz Natal a vc e sua familia!

Penélope disse...

Agradeço a sua visita e deixo aqui meus votos de um NATAL FELIZ e um ANO NOVO repleto de PAZ, SAÚDE e muita ALEGRIA!!!
Meu abraço

Silenciosamente ouvindo... disse...

Venho desejar-lhe um Feliz Natal
a si e sua Família.
Bj.
Irene Alves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...