quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Literatura Ocidental - Parte 54.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 54
LITERATURA ALEMÃ

                Richard Dehmel   
Próximo ao individualismo nietzscheniano encontra-se o escritor Richard Dehmel (1863-1920), que se distancia, no entanto, sob o ponto de vista moral-político, por sua visão socialista do mundo. Richard Dehmel é dotado de intenso sensualismo, preocupações cósmicas e sentido moral revolucionário, consequente de sua adesão ao proletariado. A produção lírica deste escritor, que se insere entre o naturalismo por sua técnica e o simbolismo por sua expressão, está coligida em “Erloesung der Venns”, “Zwei Menschen”, “Schoene wild Welt”. Pertencente a poesia de inquietude, aparece, a seguir, o poeta Arno Holz (1865-1929) caracterizado pela grande liberdade de expressão e pelo emprego do verso livre. Já Stefan George (1868-1934) inicia a “arte pura” e vã, ao estabelecer a missão da poesia no anunciar dos novos tempos (…) quando a humanidade encontraria o equilíbrio e a grandeza pelo culto ao Sol, à raça e ao sangue. O impressionismo literário alemão, anunciado por Nietzsche, considera somente o mundo atingível através de impressões provocadas e captadas pelo poeta, que se define por ser o cuidadoso e perfeito observador da vida interior. Impressionistas são Hugo von Hofmannsthal (1874-1929), Rainer Maria Rilke (1875-1926), Stefan Zweig (1881-1942) e Hermann Hesse (1877-1962). Já o expressionismo julga impossível a transcrição poética dos fenômenos da vida interior pela violência com que são caracterizados e rejeitam, sob o ponto de vista estético, qualquer separação entre forma e conteúdo; o credo artístico do expressionismo é divulgado pelas revistas “Tempestade” (1910), “Pan” (1910), “As Folhas Brancas” (1913) e o “Forum”; entre os representantes do expressionismo – termo lançado por Otto zur Linde, em oposição ao impressionismo – podem ser citados: Ernst Juenger (1895), Carossa (1878), Ina Seidel (1885), Kolbenheyer (1878), Kafka (1883-1924), Remarque (1898), Zuckmayer (1896) e, principalmente, por Bertold Brecht (1898-1956). As diversas tendências do modernismo – impressionismo, expressionismo, “neue Sachlichkeit”, simbolismo etc. – coexistem e, muitas vezes, são seguidas em fases diferentes pelos mesmos artistas. 
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7, páginas 101/102.

Visite também:

Um comentário:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Amigo é sempre um grande prazer
vir aqui e ler os textos que
insere, para ficar com mais
conhecimento.
Um bom fim de semana.
Bj.
Irene Alves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...