![]() |
José Miguel Carrera |
GRANDES VULTOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES
BERNARDO O’HIGGINS
PARTE: 04
O triunvirato de Santiago sucumbiu diante do movimento insurrecional, chefiado por José Miguel Carrera que, desgostoso porque achava não estar recompensado como merecia, deu um segundo golpe e formou um triunvirato composto de Martinez de Rosas, Gaspar Marin e ele. O Congresso não quis reconhecer Carrera e Martinez Rosas. Carrera, então, dissolveu o Congresso e assumiu o poder absoluto.
O Chile estava com dois governos: o de Santiago, absolutista, representado por Carrera, e o de Concepción, onde dominava o doutrinismo. As duas tendências não tardaram a se enfrentar.
Martinez de Rozas sucumbiu e Mendoza, desterrado, morreu poucos meses depois.
Carrera precisou justificar seu absolutismo. O Congresso dissolvido tinha declarado livres os filhos dos escravos e proibido o comércio de negros. Isto obrigou-o a abrir escolas gratuitas e a promulgar um decreto (outubro de 1812) pelo qual dispôs que não seria reconhecida nenhuma autoridade que não residisse no território Chileno. Era, pràticamente, a consumação da independência.
A reação espanhola não se fez esperar. O vice-rei do Peru enviou o brigadeiro Antonio Pareja para combater os revolucionários. Carrera não esteve à altura da situação. Num dos encontros precisou abandonar suas tropas. O exercito foi confiado a Bernardo O’Higgins, que conseguiu rechaçá-los. Pensava em expulsar o inimigo quando recebeu ordens de firmar a paz com eles.
Continua
FONTE: Forjadores do Mundo Moderno