quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Grandes vultos: Rui Barbosa - Parte 05.

Anatole France

GRANDES VULTOS BRASILEIROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES
RUI BARBOSA – PARTE 05.
No entanto, apesar de sua atividade prodigiosa, cedo entraria em choque com os membros do Governo Provisório. Por isto, apesar do apreço que Deodoro tinha por ele, Rui Barbosa apresentou nada menos de nove vezes o seu pedido de demissão. Posteriormente, durante o Governo do marechal Floriano Peixoto, por divergências políticas, é obrigado a exilar-se. Durante a revolta do Almirante Custódio José de Melo, Rui que era, a esse tempo, diretor do “Jornal do Brasil”, vê-se obrigado a transferir-se para a Argentina, e ali permanece seis meses. Da capital portenha segue para Londres, onde exerce a profissão de advogado nos tribunais da Inglaterra. Convidado pelo Jornal do Comércio a mandar colaboração de onde se encontrava, Rui Barbosa inicia a série de artigos que foi posteriormente publicada sob o título Cartas de Inglaterra. Levanta, pela primeira vez no mundo, a defesa do Cel. Dreyfus, injustamente condenado na França. À sua voz juntar-se-ão, logo depois, as de Émiie Zola e Anatole France. O seu grito em prol da libertação do prisioneiro inocente da Ilha do Diabo repercutiu no mundo inteiro. Os jornais franceses publicaram os fundamentos jurídicos dos artigos de Rui Barbosa. Os outros trabalhos que compõem a série são do mesmo nível cultural e humano: tratam dos assuntos mais diversos como – por exemplo – a guerra do Japão com a Rússia, as ditaduras de Rosas e Francia e muitos outros.
Volta ao Brasil, em janeiro de 1895, consagrado por uma verdadeira apoteose.
Finalmente em 1907, ao se reunir, por iniciativa do czar da Rússia, à Conferência Internacional de Haia, Rui Barbosa foi indicado, pelo então chanceler Rio Branco, para representar o Brasil no conclave. Muitos dos que acompanharam Rui Barbosa sentiram-se inicialmente inibidos com o comportamento arredio, ríspido muitas vezes, outras vezes irônico, mas sempre independente de Rui Barbosa. Alguns chegaram a lamentar a sua indicação. No entanto, à medida que as sessões se sucediam, Rui Barbosa adquiria dimensão maior, ampliava-se na moldura da conferência. De início as suas intervenções eram consideradas pelos delegados como inoportunas, deslocadas do contexto da reunião, pelo inusitado da tese que ele defendia com um vigor hercúleo: a igualdade de direitos entre as nações.
Continua…
CLÓVIS MOURA
MEUS QUERIDOS AMIGOS!

Hoje estamos regressando de um pequeno período de descanso, quando aproveitamos para fazer uma breve e necessária manutenção na carcaça, assim como concatenar as ideias para que possamos oferecer o melhor possível aos nossos pesquisadores, amigos e seguidores.
Gostaríamos se possível, continuar contando com essa maravilhosa atenção e compreensão de todos, pois é exatamente esse apoio que nos fortalece e nos induz a continuar.

Agradecemos de coração pelas honrosas visitas e amáveis comentários deixados nos nossos humildes espaços, prometendo retribuí-las, pois, conforme costumo dizer, quem visita quer ser visitado, isso porque, a reciprocidade deverá estar sempre acima de tudo.

Muito obrigado e beijos no coração de todos!

“QUE DEUS SEJA LOUVADO!”

Rosemildo Sales Furtado

Um comentário:

http://pensandoempoesia.blogspot.com.br disse...


Bom dia Rosemiro, vim te ver, pois gosto de cutucar a memória, sou apaixonada pela Hist. do Brasil, e vir aqui é mesmo que sentar num banco da escola e assistir aula . Sabe Rosemildo, tenho inúmeros sobrinhos e sobrinhas de segundo e terceiro grau (estudantes) e qdo pergunto se gostaram de conhecer sobre a historia do Brasil, eles me respondem, só sei do descobrimento, acho isso uma imoralidade, e ainda dizem; as crianças de hoje são o futuro do Brasil... como? se nem conhecem a História, e muitos nem sabem quem foram os Presidentes do passado...Então eu repasso para eles, e vibro qdo gostam , uns ficam embevecidos.

Amigo, carnaval no fim, e então voltemos á rotina de sempre.]]/grande e terno abraço querido amigo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...