sexta-feira, 22 de dezembro de 2023


Mariano Osório

GRANDES VULTOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS       DIVERSAS ATIVIDADES

BERNARDO O’HIGGINS

PARTE: 05

Em consequência das negociações foi firmado, em 3 de maio de 1814, o convênio conhecido como Tratado de Lircay. Por ele os patriotas reconheciam o rei de Espanha, mas conservariam o direito de se governar e as tropas expedicionárias abandonariam o território chileno.

Este tratado, impopular no Chile, devolveu o prestígio aos Carrera; José Miguel Carrera, no dia 22 de julho de 1814, deu um golpe e apoderou-se novamente do poder. Diante dêle levantava-se o exército de O’Higgins. Um pequeno choque no Rio Maipo deu vantagens a Carrera. A guerra civil foi impedida pela desaprovação feita ao tratado pelo vice-rei do Peru e pelo envio de uma força expedicionária sob o comando de Mariano Osório. O’Higgins, patriòticamente, aceitou a chefia de Carrera e fêz-se a reconciliação, mas subsistiram os ressentimentos entre ambos os chefes e seus soldados.

Os dois chefes concordaram em que O’Higgins resistiria aos espanhóis em Rancagua, enquanto Carrera se apresentaria com as tropas descansadas para pegar o inimigo entre dois fogos O’Higgins resistiu com heroísmo. Diante da ausência do exército de Carrera, que devia aparecer ao despontar da aurora, e contando com apenas 300 soldaos, O’Higgins abriu caminho a fio de espada.

Este fato dividiu mais ainda os dois chefes. Os partidários de Carrera acusavam o Tratado de Lircay, firmado por O’Higgins, de todos os males. Os de O’Higgins chegaram até a aventar a hipótese de que Carrera agiu premeditadamente ao deixar de socorrer seu rival em Rancagua, para que sucumbisse. Esta acusação monstruosa implicava em que Carrera quisera ver perdido com O’Higgins seu próprio irmão Juan José.

A notícia do desastre chegou a Santiago e provocou uma fuga dos comprometidos, os quais, transpondo os Andes,asilaram-se na província argentina de Cuyo.

Continua

FONTE: Forjadores do Mundo Moderno 

 

Meus queridos amigos(as) seguidores(as) e visitantes!


Primeiro que tudo, solicito minhas desculpas pela minha ausência do mundo virtual, é que resolvi fazer uma revisão geral na carcaça que no dia 23 de setembro próximo passado, completou 81 anos. Graças a DEUS até o momento está tudo bem e após os festejos de final de ano retornarei aos exames e, logo concluídos, retornarei ao maravilhoso convívio de vocês, quando retribuirei todas as visitas, pois quem visita, espera ser visitado.


Aproveito a oportunidade para agradecer as honrosas e valiosas companhia e compreensão de todos, pois sem essa extraordinária ajuda, jamais chegaria aonde cheguei.

 

Muito obrigado de coração.


Mais uma vez, desejo um Feliz Natal e que 2024 seja repleto de muito amor, muita paz e felicidades para todos.


QUE DEUS SEJA LOUVADO”


Beijos no coração de todos.


Rosemildo Sales Furtado

Um comentário:

Venezuela disse...

Venho acompanhando seu blog há um tempo e suas novas postagens nunca deixam de me surpreender.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...