domingo, 26 de março de 2023


Martins Fontes

GRANDES VULTOS BRASILEIROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES

MARTINS FONTES

(1884–1937)

Como é bom ser bom”

José Martins Fontes, poeta santista, nasceu a 23 de junho de 1884, filho do também ilustre médico Silvério Fontes, sociólogo e jornalista e de D. Isabel Martins, que lhe ministrou os primeiros ensinamento das letras.

Cursou vários estabelecimentos de ensino de nossa terra, entre eles o Colégio Tarquínio Silva. Após concluir o curso primário em sua terra natal, translada-se para Jacareí, no interior do Estado onde conclui o curso ginasial. Em toda sua carreira como estudante, sempre foi um excelente aluno, fiel e disciplinado, granjeando com sua agradabilidade, nobreza de caráter e generosidade, a simpatia de colegas e mestres.

Aplicado e talentoso, ainda menino, em 1894, proferiu seu primeiro discurso, no Centro Socialista de Santos, fundado por seu genitor em 1889 e quem mais tarde, em 1902, lançou o primeiro número do jornal “A questão social”.

A convivência com o pai, a Grande Guerra e a revolução russa aliados ao seu profundo conhecimento dos livros de Bakounine e Karl Marx, de quem era leitor assíduo, iriam mais tarde conduzi-lo aos ideais socialistas.



Moço de dicção impecável, recebeu a incumbência de discursar em nome dos alunos da Faculdade, na homenagem prestada ao professor Oscar de Sousa, da cátedra de Fisiologia, pela passagem de seu natalício. Neste dia, o poeta de “Verão” recebeu sua maior consagração, começando daí seu prestígio a galgar o caminho da glória; sendo proclamado o orador oficial da escola, recebeu com modéstia a tarefa de discursar em nome de todos quando das comemorações.

Quando da viagEm 1901, transferiu-se para o Rio de Janeiro, levando como bagagem, seu talento literário e poético. Na então capital federal, matriculou-se na Faculdade de Medicina. Novamente, aqui, sua simpatia pessoal e inteligência indiscutíveis, lhe granjeiam a amizade de todos, fazendo-o tornar-se a figura central dentro do estabelecimento de ensino, ganhando logo, a turma da qual fazia parte, o epíteto de “turma dos Fontes”. em de Santos Dumont a São Paulo, por motivos de ordem técnica, o trem que o conduzia ficou retido na Barra do Piraí: os estudantes não perderam a oportunidade; na plataforma da estação improvisaram um palanque e lá estava o moço santista, encantando a todos os que o ouviam, discursando na homenagem ao “Pai da aviação”.

Continua

LEVY ALVES DA INVENÇÃO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...