quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Grandes vultos: Floriano Peixoto - Parte 08.

Benjamim Constant

GRANDES VULTOS BRASILEIROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES

FLORIANO PEIXOTO – PARTE 08

Assim como todas as potências europeias foram unânimes em acompanhar a Inglaterra e impediram a frota rebelde de bombardear o Rio, só podemos presumir que sigam ela a mesma política da Inglaterra. Desejamos, portanto, que V. Excia. use de toda a influência junto ao vosso Governo e que o mesmo ouça de vós que a questão está encerrada pela partida dos navios portugueses com os rebeldes a bordo. Tomamos a liberdade de assim telegrafar a V. Excia. porque a questão é da maior importância e se não for encerrada brevemente no sentido indicado, poderá trazer as mais sérias complicações.”

Felisberto mostrou o telegrama a Floriano. Floriano leu-o em silêncio. Depois sorriu.

– Não responda.

– Nem acusando o recebimento?

– Nem isso.

Homem feroz, o Major, ao resguardo da sua dignidade e da dignidade do Brasil. A 18 de novembro de 1889, Benjamim Constant, que fora seu professor, mandou-lhe um retrato com a seguinte dedicatória: “Ao prestigioso e distintíssimo General Floriano Vieira Peixoto, que no dia 15 de novembro conquistou por seu corretíssimo e patriótico procediment  o, novo e imorredouro título à alta estima do exército e as bênçãos da Pátria, oferece, como uma justa homenagem às suas belas virtudes e inexcedível valor militar, o amigo e admirador Benj  amim Constant Botelho de Magalhães”.

De fato, sem Floriano não haveria República. Haveria o caos. Esfacelar-se-ia o Brasil. Ele não foi apenas grande militar: foi um diplomata habilíssimo, um administrador civil sem paralelo e o maior estadista da nossa Pátria depois de D. Pedro II. Acabou-se no governo. Saiu para morrer.

Só de me lembrar dele eu me comovo. Nasci, criei-me e cresci admirando-o. Viva Floriano!

GONDIN DA FONSECA

Visite também:
Clicando aqui:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...