quarta-feira, 22 de março de 2017

Grandes vultos: Tobias Barreto - Parte 18.




GRANDES VULTOS BRASILEIROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES
TOBIAS BARRETO – PARTE 18.
Por paradoxal que pareça, as academias haviam preparado, em tão pouco tempo, homens que iriam revolucionar a vida do país, num movimento contrário a tudo quanto haviam aprendido.
É que a sobrevivência estava na renovação.
“Voltar a Tobias é Progredir”. Mas nós não voltamos a Tobias. Foi ele que, com seu gênio, chegou até o nosso século e atravessará os séculos futuros. Não se volta na História e muito menos na história do pensamento humano.
A História é um encadear de causa e efeito numa constante evolução.
E, por uma predestinação, a Província em que, em 1822 foi dado o brado da Independência política, tornar-se-ia o berço, passado, exatamente, um século, em 1922, de outro movimento libertador, historiado por Mário da Silva Brito.
Nesse movimento poderia figurar Tobias Barreto.
Imaginai o velho Tobias, entre os moços de 1922, dizendo coisas mais ou menos assim:
A questão é de colocar ideias e não pronomes.
Ou isto que Francisco Teive de Almeida Magalhães me disse que vale por todas as gramáticas do mundo somadas:
A língua não tem código, tem uma história.
E, agora, este julgamento de Hermes Lima:
“Do ponto de vista brasileiro, o que singulariza a inteligência de Tobias são as repercussões que nela tiveram seus profundos contatos com a vida íntima, real do nosso povo.”
Ao terminar este trabalho, quero declarar que disse bem pouco do muito que se pode escrever sobre os múltiplos aspectos da grande vida de Tobias Barreto. É a homenagem que todos nós prestamos a um autêntico revolucionário a quem o Brasil muito deve. É preciso que meditemos sua vida e sua obra. Sua vida que é um exemplo de tenacidade e luta. Sua obra que é uma página vibrante da evolução do pensamento brasileiro.
BRASIL BANDECCHI
Visite também:
Clicando aqui:

Um comentário:

CÉU disse...

Olá, Rosemildo!

Desde 28 de setembro do ano passado que você vem postando sobre essa figura importantíssima brasileira, de nome, Tobias Barreto, e mtos foram os posts a ele dedicados, e nem sei mesmo se já terminou de falar sobre ele.

Filósofo, poeta, crítico, analista e mais uma série de "coisas", esse homem tudo fez a favor do Brasil e não só de sua cidade, atual Sergipe. Defensor acérrimo da liberdade e igualdade social, Tobias Barreto, fez de "tudo" pra eliminar a influência francesa na cultura brasileira e não só. Todavia, se virou, de imediato, para a cultura alemã, que achava mais correta e não exploradora. Enfim, formas de pensar, que não posso, nem devo discutir, pke considero ambas, nações e culturas, grandes potências mundiais, sobretudo a nível europeu.

Tobias Barreto deixou História feita e muita. É bom termos homens e mulheres, como ele.

Beijos e boa semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...