quarta-feira, 16 de março de 2016

Literatura Brasileira - Parte 26.



HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA BRASILEIRA – PARTE 26

Essas três fases que podem corresponder a três gerações, ainda estimulam a Literatura Brasileira. A figura de Mário de Andrade, por exemplo, relacionada à de 22, cada vez mais se engrandece: hoje, publicada uma parte de sua Correspondência, é que sentimos como tem sido extraordinária a presença desse grande ausente! Morto, ainda é ouvido, ainda que suas pesquisas, como foram as de Macunaíma (1928), encontram repercussão em obras renovadoras de nossa ficção, como as de João Guimarães Rosa, importantes, sobretudo para a fixação e compreensão de determinadas áreas linguísticas, com seus processos vocabulares e sintáticos típicos e os múltiplos aspectos de sua linguagem afetiva.

Campos de Carvalho
Nos dias de hoje, novos Grupos, de tendencias diversas, estão se articulando como o dos Concretistas e o dos Praxistas, no propósito de instituírem novo processo geracional. Não se pode, contudo, fazendo-se um inventário de nossa literatura, dizer que, desde 1945, tem havido incisiva renovação nos seus quadros. Salvo um ou outro caso isolado, como os referentes a romancistas do alto mérito de Fernando Sabino (Encontro Marcado), Geraldo Melo Mourão (Valete de Espada), Campos de Carvalho (Vaca de Nariz Sutil), Mário Palmério (Vila dos Confins), Antônio Olavo Pereira (Marcoré), Hernâni Donato (Chão Bruto), Carlos Heitor Cony (O Ventre), Clarice Lispector (A Paixão Segundo G. H.), Macedo Miranda (A Cabeça do Papa) – ainda predominam os autores de 1930 e 1945, duas fases de enriquecimento, quanto à grandeza dos processos expressivos e a magnitude ideativa de nossa literatura.
 
Ob: Com relação as informações históricas e geográficas contidas neste post, favor considerar a época da edição do livro/fonte.
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.
Visite também: 
Clicando aqui:

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Conheço tão pouco a vossa literatura. Tirando a Clarice e o Mário de Andrade, não conheço nenhum dos outros.
Um abraço

CÉU disse...

Agradeço sua visita e gentis palavras, Rosemildo.

um post pequeno, mas que nos informa perfeitamente das diferentes gerações literárias nesse período.

estou um pouco melhor, embora após a Páscoa tenha de ser, de novo, operada. mto obrigada pelos seus votos.

beijos.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Informação preciosa para quem conhece mal a literatura brasileira como é o meu caso.
Um abraço e bom fim de semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...