quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Literatura Brasileira - Parte 11.

 

HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA BRASILEIRA – PARTE 11
 
A marcha do tempo, todavia, vai inoculando um cansaço nos seres, nas coisas, nos acontecimentos. Quando advém o século XIX, é novo o painel social e político, são novas as gerações literárias que o compõem! Originário na Alemanha, no final do século XVIII, e depois irradiado às demais partes da Europa (principalmente à Inglaterra, à França e a Itália) – saído da revolução literária motivada pela publicação do Werther (1774), de Goethe, e de Os Bandidos (1782), de Schiller; pelos estudos dos irmãos Schlegel e Tieck em relação à poesia medieval expressa no romance – o Romantismo fundamentou-se, para a criação de um novo estado de espírito literário, em dois generalizados propósitos: 1) o da reação contra o Humanismo clássico; 2) o da nacionalização das Letras.
 
Na própria Alemanha, num sentido doutrinário, processou-se o conflito entre Bodmer e Gottsched, o último dos quais defensor do Classicismo...
 
Rousseau e Diderot, o primeiro com a doutrina do homem naturalmente bom e o segundo com a crença de que a liberdade é a expressão espiritual do tempo – também se podem considerar fontes ideativas próximas do Romantismo, nisso de eles terem assentado um antagonismo entre o irracionalismo, forjado nos valores emotivos, sentimentais, individualistas e nacionais e o racionalismo da Escola Clássica, quer o ideológico, quer o expressivo.
 
No desprezo à rigidez e à simetria dos gêneros literários, às convenções mitológicas, ao equilíbrio da medida clássica – o Romantismo se identificou ao próprio Liberalismo. Se este, social e politicamente falando, se havia alicerçado no Enciclopedismo, no Iluminismo, nas correntes filosóficas em luta, mormente as que, no século XVII, procuravam destronizar o aristotelismo e a Escolástica unificados – depois estendeu-se às Letras, às Artes, e os povos, dos quais estas se faziam expressões, livres da imitação clássica que lhes dava características comuns e convencionais, passaram a admitir, como uma forma de nacionalização, a Idade Média onde se achavam as tradições e as fontes que os individualizavam uns em comparação aos outros, e onde a língua – o romance – os situava em determinado espaço e em determinado tempo.
 
Ob: Com relação as informações históricas e geográficas contidas neste post, favor considerar a época da edição do livro/fonte.
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.

Visite também: 
Clicando aqui:

4 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo trabalho meu amigo, gostei.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Mais um grande ensinamento amigo Rosemildo.
Bjs e obrigada pela visita e comentário.
Carmen Lúcia.

CÉU disse...

Olá, Rosemildo!

É verdade. O século XVIII terminou, e agora vamos falar e analisar, você e nós, o seguinte, portanto século XIX, k foi completamente oposto ao XVIII.

O Romantismo foi um movimento político e filosófico que surgiu nos finais do século XVIII e que perdurou durante todo o século XIX.
Se o século XVIII se baseou na objetividade, na razão e no Iluminismo, o século XIX se baseou no eu, na subjetividade e em ideais, portanto e para toda a gente entender os românticos eram e são uns sonhadores (mas é bom sonhar, dizem os Psicanalistas), uns idealistas, ou sejam, vivem "no mundo da lua".

Jean Jacques Rousseau, iluminista, k afirmava que o Homem nascia bom, mas depois a sociedade é k o estragava, como já referi em comentários anteriores.

D'Alembert e Diderot criadores da Enciclopédia, que tanta importância teve, tem e terá.

Ainda bem que este seu blog é importante por vários motivos, sendo talvez o principal, o facto de auxiliar os estudantes. Não tinha pensado nisso.

Beijos e abraços para você e família.

Elvira Carvalho disse...

Este ano nós na Universidade sénior, vamos analisar o século XIX. Excepção feita a Bocage por se assinalarem os 250 anos da sua morte.
Um abraço e bom fim de semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...