quarta-feira, 6 de maio de 2015

Literatura Portuguesa - Parte 18.




HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL

LITERATURA PORTUGUESA – PARTE 18

 
Francisco Sá de Miranda. Como acontece frequentemente em relação aos autores antigos, também no que se refere a Sá de Miranda tem-se poucos dados biográficos. Sabe-se que nasceu em Coimbra e morreu em Lisboa, que se formou em Direito e que fez uma longa viagem pela Itália (de 1521 a 1526), que, no fim da vida, incompatibilizado com o governo, retirou-se para a zona rural, ocasião em que passou a desenvolver uma notável atividade epistolar em que retrata, num saudosismo quase doentio, o contraste que percebia entre o Portugal da sua infância, predominantemente agrícola, e o da sua velhice, especialmente comercial.

 
Escritor bilíngue (português e espanhol), Sá de Miranda deixou trabalhos em vários campos: teatro, prosa, poesia, canções, etc., mas é especialmente como poeta que ele é conhecido.

 
Dos episódios da sua vida, a mencionada viagem à Itália teve uma particular importância para a literatura portuguesa, porque o contato que então manteve com os escritores italianos influenciou grandemente a sua obra, fazendo com que ele rompesse com o classicismo medieval e passasse a introdutor, em Portugal, do estilo italiano: soneto de Petrarca, terceto de Dante, oitava rima de Bocácio etc. Suas principais obras são: Os Estrangeiros (comédia em que está patente a influencia de Plauto e Terêncio), Sátiras e uma série de poesias, a mais conhecida das quais é a écloga Basto.

 
Obs: Com relação as informações históricas e geográficas contidas neste post, favor considerar a época da edição do livro/fonte.   


Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7 

Visite também: 
Clicando aqui:

9 comentários:

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Oi Rosemildo,gosto de vir aqui para aprender um pouco mais.
Parabéns pelo texto.
bjs-CarmenLúcia.

Maria Teresa Valente disse...

Boa tarde Furtado, as artes e a vida se confundem, o saudosismo de Sá de Miranda, determinou sua obra. Muitas vezes, para sobreviver, precisamos enfrentar a modernidade, ainda bem que ele voltou à sua origem, nos deixando grandes obras.
Agradeço muito, por nos presentear com o conhecimento, tão importante, de nossas raízes. Abraços carinhosos
Maria Teresa

SOL da Esteva disse...

Ainda hoje a gente se incompatibiliza com os Governos!...
Sá de Miranda (também) não foi dos pioneiros neste tipo de tomadas de posição. No seu tempo, as repercussões tinham apreciação; hoje, não.


Abraços



SOL

CÉU disse...

Olá, Rosemildo!

Como você refere em seu post, pouco se sabe da vida deste escritor.
Nasceu em Lisboa, filho de um cónego, portanto, elemento do clero, e de uma senhora solteira, de origem nobre. Logo, esse facto, pode explicar, alguns dos seus comportamentos e atitudes.

Nasceu no século XV, teve uma vida sem grande "brilho" e quase que passou despercebido, aqui, em Portugal. Foi, depois, para Itália, onde uma abastada parente, lhe permitiu que frequentasse os melhores locais culturais, tendo assim contacto com figuras importantes da época.

O Soneto e o "Doce estilo novo", ele trouxe de lá, e o introduziu na Literatura de seu país.

Era muito amigo dos escritores, António Ferreira e Bernardim Ribeiro, com quem desabafava e trocava saberes.

Embora, alguns historiadores digam que as ninfas, as musas do rio Mondego, visto k ele nasceu em Coimbra, o tenham influenciado, razoavelmente, outros, afirmam, precisamente, o contrário. Eu acredito mais nessa última hipótese.

Se casou com D. Briolanja, mas ela cedo morreu. Seguiu-se, tb, a morte de um dos seus filhos, ficando, um menor de idade, a seu cargo. Foi para o Minho, se afastando da cidade e dos amigos, e onde o peso dos desgostos e das controvérsias da vida, o prostraram e desgastaram.

Foi um escritor k tive de estudar, mas, em minha opinião, não teve brilho literário.

Abraço e bom fim de semana.

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Olá Rosemildo, achei extremamente interessante sua postagem, gosto de ler assuntos de Literatura e apreender mais conhecimentos. Parabéns pelo seu post, pois sei o quanto teve que pesquisar para compartilhar conosco. Obrigada! Abraço!

Elvira Carvalho disse...

Há centenas de anos que os homens inteligentes vêm contestando os governos.
E eles não mudam É sempre a mesma m****.
Um abraço e uma boa semana

Lúcia disse...

Sempre aprendendo mais aqui, sobre a literatura portuguesa. Sabia bem menos, acerca de Sá de Miranda. Gosto de saber dos "pontos de vistas" dos intelectuais na política: ontem e hoje.

Meu abraço, Furtado!

CÉU disse...

Olá, Rosemildo!

Tudo bem?

Vim reler o k escrevi é há um lapso no meu comentário, e k contradiz o k escreveu na sua postagem, o k é grave, na minha opinião.

Sá de Miranda nasceu em COIMBRA e NÃO em Lisboa, como eu referi no anterior comentário.
As minhas desculpas!

Abraços.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Lúcia! Tentei retribuir a tua visita, através do teu perfil para chegar à alguma página tua, mas não consegui. Gostaria de mais informações sobre como proceder. Meu e-mail é pio1furtado@oi.com.br

Abraços,

Furtado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...