quarta-feira, 26 de março de 2014

Literatura Ocidental -- Parte 79.

     

HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 79
LITERATURA SUECA
 
A independência sueca inicia-se por ação de Gustavo Vasa no ano de 1523. Não é muito distante a data em que pela primeira vez surge uma tradução da Bíblia para o norueguês realizada por Olaus Petri, autêntico criador da língua nacional como meio de expressão literária.

No século XVIII, há a destacar a aproximação da literatura escrita às tradições populares, como o revela a obra do escritor Carl Mikael Bellman (1740-1795). Bellman elabora um mundo poético de suprema musicalidade verbal e seus poemas originalmente são melodias populares acompanhadas por instrumentos musicais como a flauta e o timbale. Suas obras completas estão em “Fredmans epistlar”, “Fredmans sanger” e “Fredmans handskrifter”.
  Carl Mikael Bellman
Na geração literária que se inicia na segunda metade do século XIX, três escritores maiores devem ser lembrados: Verner von Heidenstam (1859-1940), Selma Lagerlof (1859-1940 e Augusto Strindberg (1849-1912). Verner von Heidenstam dedicou-se ao romance histórico que lhe oferecia maiores possibilidades de desenvolver literariamente suas inclinações românticas e nacionalistas informadas por uma dolorosa nostalgia pelo passado. Strindberg é famoso por seus romances, como o magnífico “No quarto vermelho”, por seus contos, como aqueles reunidos em “Casados”, e por seus dramas, como “O pai”; a crítica sueca definiu-lhe muito bem o aspecto essencial ao assinalar em seus escritos uma poderosa “nostalgia da Metafísica”. Seu estilo apresenta extremos violentos que vão do grosseiro ao supremo poético existentes em suas composições naturalistas e determinadas por um pensamento não-cristão quanto às fontes de inspiração. Selma Lagerlof é a grande escritora romântica da literatura norueguesa. Em sua obra há “Saga de Goesta Berling”, “Os laços invisíveis”, “Jerusalém”, “Os milagres do Anticristo”, “A viagem maravilhosa de Niels Holgersson”, “O rei de Portugal”, “O livro das lendas”, “O carreteiro da morte”, etc. Dedicou-se à literatura infantil ao escrever as aventuras de Niels Holgersson à maneira de Andersen.

Na geração seguinte muitos são os escritores, no entanto, apresentaremos os seguintes pela maior importância que assumem: Hildur Dixelius; Sigrid Siwertz; Sven Stolp; Per Olaf Ekstroem; Sally Salminen (1906- ), que revela imensa sensibilidade e feminilidade em “Katrina”, e, finalmente, Ingmar Bergmann (1918-), o notável autor de “Tenho medo” e de “O dia termina muito cedo”. Todos estes escritores da atualidade norueguesa transcrevem na expressão literária as inquietações e desequilíbrios desta cultura extremamente desenvolvida e dedicada ao culto até a impiedade do exercício consequente da lucidez humana. Ao misticismo que permanece atuante em nível poético acrescenta-se o realismo lúcido por excelência.

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7. 

Visite também: 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Literatura Norueguesa -- Parte 78.

 

HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA NORUEGUESA-- PARTE 78
 
Após pertencer à União de Kalmar e, posteriormente, estar unida à Suécia (de 1814 a 1906), a Noruega, finalmente, inscreve-se como país politicamente independente ao iniciar-se o século atual.

O movimento barroco alcançou a Noruega, obtendo como representante o grande poeta Petter Dass (1647-1709. Petter Dass é um poeta de marcada inspiração religiosa e de temática acentuadamente caracterizada pela constante presença da angústia. No século seguinte Johan Herman Wessel (1742-1785) alcança notoriedade com o aparecimento da agradável comédia “Kjaerlighed uden Stroemper”, uma paródia bem realizada do sentimentalismo exagerado e da pseudo-arte. 
 
No entanto, é o século XIX que trará a Noruega para os limites da literatura universal, pois, é neste período que Henrik Ibsen (1828-1906) estará dedicado ao teatro elevando a dramaturgia norueguesa ao alto nível europeu da segunda metade do século. Seu teatro inicia-se com peças históricas e desenvolve-se até abranger as análises e reivindicações sociais e, finalmente, atinge o plano das preocupações filosóficas. Na dramaturgia de Ibsen surgem: “Peer Gynt”, “Casa de boneca”, “Pato selvagem”, “Um inimigo do povo”, Solness o construtor”, “Hedda Gabler”, “João Gabriel Borkman”. Como poeta, Ibsen compôs o excepcional drama poético “Brandt”.

Seu contemporâneo e compatriota Bjoernstjerne Bjoerson (1832-1910) foi também um ator teatral, mas, sua glória reside sobretudo nos romances e contos. Em sua produção destacam-se: “Redatores” e “Além de nossas forças” na dramaturgia; “Pelos caminhos de Deus” e “Um rapaz feliz” na prosa; “Pequenos poemas” na criação poética. Em seus contos há uma forte predileção pelos ambientes campestres, observados com simpatia e humor.

Na geração literária seguinte à idade ibseniana, três romancistas obtém reconhecimento universal: Johan Bojer (1872-1959), Knut Hamsun (1859-1952) e Sigrid Undset (1882-1949.

Johan Bojer traduz em sua prosa de fundo social as experiências de sua juventude passada em ambientes de pescadores e operários. Bojer sofreu a influência imediata de seus amigos Hamsun e Strindberg. Entre seus melhores romances destacam-se: “Um homem do povo” e “Povo do mar”.

Knut Hamsun apresenta em sua temática a oposição às cidades, à civilização e a técnica a bem de uma volta à unidade e simplicidade naturais, capazes de proporcionar vivência mística aos homens. Hamsun é essencialmente um romancista do anarquismo voltado ao passado e transcreve em sua obra as experiências do viandante descompromissado que foi na vida real. De sua obra citemos: “Fome” “Pan” e “Mistérios”.

Sigrid Undset é uma autora que se inspira sobretudo nas sagas norueguesas e desenvolve a constante temática feminista das injustiças sofridas pelas mulheres. Citamos de sua obra: “Cristina Lavrans Datter”, “Homens, mulheres, lugares”, “Ida Elisabeth” e “A esposa fiel”.

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7. 
Visite também: 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Literaturas Nórdicas - Parte 77.

 
   

HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL

LITERATURAS NÓRDICAS-- PARTE 77
 
A Dinamarca, Islândia, Suécia, Noruega e Finlândia integram um mesmo conjunto cultural por motivos linguísticos e político-históricos que atuaram neste território geograficamente delimitado. Excetuado o finlandês, cujas origens são pouco conhecidas mas com aspectos que o aproximam do húngaro, as demais línguas do conjunto cultural nórdico possuem origem comum e são classificadas como germânicas do grupo escandinavo. As inter-relações sócio-políticas foram acentuadas pela unificação efetuada durante a Idade Média. A sede da chamada União de Kalmar (1397-1524) estava localizada na Dinamarca. Observa-se neste conjunto a formação de uma cultura vigorosa que extravasa dos limites escandinavos e concorre amplamente na constituição da cultura dos países vizinhos. Repete-se no domínio escandinavo a diversidade de níveis da produção literária, seja no gênero épico ou nos demais, seja na origem popular ou na formação palaciana. O grande escritor a merecer destaque na época medieval é o poeta islandês Egil Skallagrimson, que viveu no século X.



A este fundo comum nórdico recorrerão os literatos do século XIX, atraídos que são pelo estudo do passado histórico. Neste reavivamento das tradições como fonte de inspiração artística, retorno que alcança nossos dias, surgem novamente a pujança escandinava nos contos campestres, nas narrativas lendárias e nos cantares populares.

 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.

Visite também: 

quarta-feira, 5 de março de 2014

Literatura Ocidental - Parte 76.

 

HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 76-
LITERATURA RUSSA – IV

Os últimos escritores do século são: Alexandre Herzen (1812-1870), autor do notável texto de “Memorias”; Michel Bakunine (1814-1876), precursor do niilismo e autor de “Os princípios da revolução”; Saltykov-Chtchedrine (1826-1889),romancista em “História de uma cidade” e “A Família Golovlef”; Nicolas Leskov (1860-1904), escritor realista e Alexandre Ostrovsky (1823-1886), renovados da dramaturgia russa e criador do gênero comédia-drama.
 
Época de revolução e de construção do socialismo
 
Quatro escritores devem ser destacados inicialmente: Máximo Gorki (1868-1936), Alexis Tolstoi (1883-1945), Ilya Ehrenburg (1891-1967) e Vladimir Maiakovski (1893-1930).
 
Com Golki a visão da miséria e das injustiças tem o misticismo substituído pelo entusiasmo revolucionário e pelo realismo de transformação da sociedade em suas próprias bases. Em seus romances o proletário assume a posição central de herói numa visão social de luta pela liberdade e pela justiça sociais. De seus romances, verdadeiros cantos ao povo citamos: “A mãe” sua obra-prima; “Minha infância”, “Asilo Noturno” etc. Alexis Tolstoi é o autor de “Caminho de Tormentos”, impressionante e vasto panorama da realidade social de um país convulsionado interna e externamente nos anos que precedem à Primeira Guerra Mundial e nos sofridos anos de heroísmo na defesa da pátria. Seu realismo tem profundas raízes sociais pela amplitude de sua visão.
 

Ilya Ehrenburg é o consagrado escritor da época inicial de construção do socialismo soviético e sua criatividade literária é significativamente fecunda. Ehrenburg atravessou os anos mais difíceis da revolução, o estalinismo e os anos do realismo soviético em seus aspectos mais ingênuos sob o ponto de vista da teoria da literatura, atingindo uma posição excepcional dentro do mundo cultural russo. Em sua produção literária devem ser destacados: “A Queda de Paris”, “Moscou não crê em lágrimas” e “O degelo”.
 
O grande e insuperável cantor dos novos tempos é, indubitavelmente, Vladimir Maiakovski, que adapta o modernismo à sua função positiva na construção da nova sociedade. Em “Versos e Prosa” podemos constatar sua capacidade de inovador dos recursos poéticos que o caracterizam como violento e lírico no estilo. Seus poemas já foram muito bem caracterizados como efervescência vertiginosa pelas relações múltiplas que o poeta estabelece com o leitor e que terminam por alcançar-lhe o objetivo artístico a que se propõe: a transformação do leitor. Sua poesia é essencialmente uma poesia de combate a bem do futuro. São também de fundamental importância pela sua validade as obras de Leonide Leonov (1889-1994), Valentin Kataev (1897-1986), Michael Zochtchenko (1895-1958), Alexandre Fadeiev (1901-1956), Constantin Fedine (1892-1977) e outros.
 

Como escritores soviéticos podemos citar ainda: André Bely (1880-1934), Serge Essenine (1895-1925), Isaac Babel (1894-1940), Boris Paternak (1890-1961), M. Bubenov, Vladimir Dudintsev, Boris Palevoi e Evutchenko. Babel distingue-se pela presença impressionante da violência em seus bem construídos contos; Bely é um poeta que revela seu entusiasmo revolucionário e seu sentimento humano através da técnica literária do simbolismo; Polevoi revela em seus romances a técnica à Daudet e a preocupação constante de sua vida íntima quanto à necessidade da realização autêntica pessoal; Dudintsev oferece amplos estudos das paixões na plenitude de suas forças; Pasternak, muitíssimo explorado pela crítica anti-soviética, é o poeta do lirismo intenso e apaixonado que compôs “Minha irmã, a Vida”, “Doutor Jivago” e “Segundo Nascimento”; Evutchenko é o cantor da juventude em seus problemas de versões soviéticas dos “angry voung men”.
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.  

Visite também: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...