quarta-feira, 18 de junho de 2014

Literatura Ocidental - Parte 91.



HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 91
LITERATURA ESPANHOLA – VIII

A segunda metade do século XIX é também caracterizada, além do pós-romantismo de Béquer e outros, por uma orientação aproximada ao realismo, na qual devem ser apreciados: Fernán Caballero (1796-1877), Benito Pérez Galdós (1845-1920), Armando Palacio Valdés (1853-1938) e Marcelino Menéndez y Pelayo (1856-1912).

Fernán Caballero, pseudônimo de Cecilia Boehl de Fáber, inicia a novela realista e regionalista na Espanha com a publicação de “La Gaivota” em 1849. Há em Fernán Caballero os tons melodramáticos do romantismo e a cuidadosa observação da vida espanhola que justifica sua inclusão final no realismo literário. O maior romancista do século passado nas letras espanholas é Benito Péres Galdós, autor de “La fontana de oro”, “Gloria”, “Marianela”, “El amigo manso”, “Fortunata y Jacinta” e “Misericordia”. Galdós compôs dois ciclos de “episodios nacionales”, um centralizado no personagem imaginário Gabriel Araceli e outro no também imaginário Salvador Monsalud. Ainda na obra de Galdós é necessário citar sua produção teatral com as peças principais: “Realidad” e “Alma y vida”.

Palacio Valdés é o autor de “La hermana san Sulpicio” e também de alguns contos e artigos de crítica literária. Há em Valdés a influência de Dickens e Flaubert, mas, sua grande realização é a técnica de dialogação e a sutileza do humor. Menéndez y Pelayo é o grande crítico literário que inclui, além dos critérios propriamente literários, concepções estéticas e relacionamentos ao necessário desenvolvimento do povo. Em sua obra renovadora da crítica em seu país, destacam-se: “Historia de los heterodoxos españoles”, “Historia de las ideas estéticas em España”, “Orígenes de la novela”, “Estudios de crítica histórica y literaria”, “Poesia hispanoamericana”, “Antologia de poetas liricos españoles”.

A atualidade literária espanhola apresenta, inicialmente, José Martinez Ruíz Azorín (1874) e José Ortega y Gasset (1883-1956, ambos dedicados aos ensaios de interpretação da cultura hispânica. Azorín é o ensaísta de “Los pueblos” e de “Castilla”, o crítico litarário de “Clásicos y modernos”, “Al margem de los clásicos”, “Rivas y Larra” e “Los valores literarios”, e, ainda, o romancista de prosa poética em “Don Juan”, “Doña Inés” e “La voluntad”.

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7. 

Visite também: 

2 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Como sempre mais um brilhante post. Daqui saimos sempre mais ricos pois a cultura está contínuamente presente.
Beijinhos
Maria

Anne Lieri disse...

Excelente texto,Furtado! Achei super interessante uma mulher usar nome de homem como pseudonimo. As mulheres não deviam ter nenhuma credibilidade naquele tempo....rss...bjs,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...