quarta-feira, 5 de março de 2014

Literatura Ocidental - Parte 76.

 

HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 76-
LITERATURA RUSSA – IV

Os últimos escritores do século são: Alexandre Herzen (1812-1870), autor do notável texto de “Memorias”; Michel Bakunine (1814-1876), precursor do niilismo e autor de “Os princípios da revolução”; Saltykov-Chtchedrine (1826-1889),romancista em “História de uma cidade” e “A Família Golovlef”; Nicolas Leskov (1860-1904), escritor realista e Alexandre Ostrovsky (1823-1886), renovados da dramaturgia russa e criador do gênero comédia-drama.
 
Época de revolução e de construção do socialismo
 
Quatro escritores devem ser destacados inicialmente: Máximo Gorki (1868-1936), Alexis Tolstoi (1883-1945), Ilya Ehrenburg (1891-1967) e Vladimir Maiakovski (1893-1930).
 
Com Golki a visão da miséria e das injustiças tem o misticismo substituído pelo entusiasmo revolucionário e pelo realismo de transformação da sociedade em suas próprias bases. Em seus romances o proletário assume a posição central de herói numa visão social de luta pela liberdade e pela justiça sociais. De seus romances, verdadeiros cantos ao povo citamos: “A mãe” sua obra-prima; “Minha infância”, “Asilo Noturno” etc. Alexis Tolstoi é o autor de “Caminho de Tormentos”, impressionante e vasto panorama da realidade social de um país convulsionado interna e externamente nos anos que precedem à Primeira Guerra Mundial e nos sofridos anos de heroísmo na defesa da pátria. Seu realismo tem profundas raízes sociais pela amplitude de sua visão.
 

Ilya Ehrenburg é o consagrado escritor da época inicial de construção do socialismo soviético e sua criatividade literária é significativamente fecunda. Ehrenburg atravessou os anos mais difíceis da revolução, o estalinismo e os anos do realismo soviético em seus aspectos mais ingênuos sob o ponto de vista da teoria da literatura, atingindo uma posição excepcional dentro do mundo cultural russo. Em sua produção literária devem ser destacados: “A Queda de Paris”, “Moscou não crê em lágrimas” e “O degelo”.
 
O grande e insuperável cantor dos novos tempos é, indubitavelmente, Vladimir Maiakovski, que adapta o modernismo à sua função positiva na construção da nova sociedade. Em “Versos e Prosa” podemos constatar sua capacidade de inovador dos recursos poéticos que o caracterizam como violento e lírico no estilo. Seus poemas já foram muito bem caracterizados como efervescência vertiginosa pelas relações múltiplas que o poeta estabelece com o leitor e que terminam por alcançar-lhe o objetivo artístico a que se propõe: a transformação do leitor. Sua poesia é essencialmente uma poesia de combate a bem do futuro. São também de fundamental importância pela sua validade as obras de Leonide Leonov (1889-1994), Valentin Kataev (1897-1986), Michael Zochtchenko (1895-1958), Alexandre Fadeiev (1901-1956), Constantin Fedine (1892-1977) e outros.
 

Como escritores soviéticos podemos citar ainda: André Bely (1880-1934), Serge Essenine (1895-1925), Isaac Babel (1894-1940), Boris Paternak (1890-1961), M. Bubenov, Vladimir Dudintsev, Boris Palevoi e Evutchenko. Babel distingue-se pela presença impressionante da violência em seus bem construídos contos; Bely é um poeta que revela seu entusiasmo revolucionário e seu sentimento humano através da técnica literária do simbolismo; Polevoi revela em seus romances a técnica à Daudet e a preocupação constante de sua vida íntima quanto à necessidade da realização autêntica pessoal; Dudintsev oferece amplos estudos das paixões na plenitude de suas forças; Pasternak, muitíssimo explorado pela crítica anti-soviética, é o poeta do lirismo intenso e apaixonado que compôs “Minha irmã, a Vida”, “Doutor Jivago” e “Segundo Nascimento”; Evutchenko é o cantor da juventude em seus problemas de versões soviéticas dos “angry voung men”.
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.  

Visite também: 

Um comentário:

Zilani Célia disse...

OI ROSEMILDO!
SÓ PARA TE ALERTAR.
COMENTASTE EM MEU BLOG O "SÓ PRA DIZER" E COMO SEMPRE TENTEI VIR ATÉ AQUI TE LER, SÓ QUE AO INVÉS DE ABRIR ESTE ESPAÇO, ESTÁ ABRINDO TUA PÁGINA DO "GOOGLE+" E LÁ NÃO TEM O LINK DE TEU BLOG.
ACHO QUE TENS QUE COLOCAR LÁ NO "GOOGLE +" TEU LINK DO BLOG, OU AS PESSOAS NÃO VIRÃO TE VISITAR POIS A MAIORIA NÃO SE DARÁ AO TRABALHO QUE EU TIVE DE DIGITAR TEU LINK NO GOOGLE, ABRIR E VIR AQUI.
ESPERO TER TE AJUDADO.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...