quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Literatura Ocidental - Parte 75.

 
HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 75-
LITERATURA RUSSA – III
 
Segunda metade do século XIX
 
O prestigio da literatura russa afirma-se definitivamente com as obras lançadas na segunda metade do século XIX, autêntica época áurea de criação da linguagem artística. Como seus representantes máximos aparecem os escritores Ivan Turguenev (1818-1883), Fiódor Mikailovich Dostoiévski (1821-1881) e Lev Tolstoi (1828-1910).
 
Turguenev é um observador terno e amargurado de uma Rússia já anacrônica que inutilmente pretende estabilizar-se. Observa-se no estilo de Turguenev seu europeísmo e culto da perfeição formal; em sua temática são notáveis as descrições de costumes, as apresentações paisagistas e a presença do povo. Seus romances têm os títulos de “Memorias de um caçador”, “Pais e Filhos”, “Dmitri Rudin”, “Fumaça”, “Terras Virgens” e “Águas Primaveris”. Por suas doutrinas de “subversão nulista” e pelas críticas que lançou à administração tzarista sofreu prisão e exílio.
 

Fiódor Mikailovich Dostoiévski desenvolve a linha de indignação social resolvida na adoção do misticismo e do messianismo universal. Em sua obra observa-se a ausência da natureza e o predomínio da realidade psicológica e social; a primeira revelando o domínio dos homens por um mal universal, a segunda demonstrando lucidamente os aspectos de uma sociedade absurdamente organizada. A lúcida recusa à resignação perante um sofrimento sem causa aparente caracteriza seus heróis, como Muishkine em “O Idiota” ou Aliocha em “Os Irmãos Karamazov”. Na obra deste defensor dos humilhados e ofendidos aparecem os romances: “Pobre gente”, terna narrativa sobre um pequeno empregado; “Recordações da casa dos mortos”, que apresenta a trágica vida dos penitenciários russos; “Crime e Castigo”, análise psicológica dos criminosos; “Os Irmãos Karamazov”, sua obra-prima; “O Idiota”; “Humilhados e Ofendidos”; “Alma Casta” etc. Dostoiévski participou do desenvolvimento da imprensa periódica como fundador das revistas “O Tempo” e “A Época”.
 
Lev Tolstoi é um artista extremamente sensível, notável na observação simultaneamente realista e idealizadora do povo russo. Seus romances de grande densidade descrevem perfeitamente os costumes e analisam com maestria a psicologia de seus compatriotas. Em sua produção literária assinala-se: “Ana Karenina”, visão da sociedade russa que assume posição de uma das maiores obras da literatura do século; “Sonata de Kreutzer”, apresentação da miséria social dos servos e operários; “Ressurreição”, tentativa utópica de sintetizar o cristianismo místico, o hinduísmo, o budismo e o socialismo idealista; “Guerra e Paz”, quadro da sociedade russa na década de invasão napoleônica que constitui sua obra-prima e um dos romances maiores da literatura universal. Como obras menores Tolstoi apresenta: “O reino de Deus está dentro de ti”, “Ivan Ilytch”, “O Poder das Trevas” etc
 
Importante, ainda, é o escritor Anton Pavlovitch Tchekov (1860-1904), cujas novelas, embora breves, apresentam singular densidade de percepção, como o demonstra a mais dignificativa delas: “Os camponeses”. Sua principal contribuição consiste na atividade de dramaturgo que desenvolveu com objetividade, humorismo e realismo e compôs a partir da observação dos dramas interiores do ser humano. Entre suas obras contam-se: “As três irmãs Ivanov”, “Tio Vania”, “História Melancólica”, “O Quarto número Seis”, “A estepe” “Pesadelo”, “Os Inimigos”, “Queridinha”, “O Pomar das Cerejeiras” e “A Feiticeira”. Destaca-se no estilo de Tchekov a simplicidade e a observação humorística da vida. 
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7. 

Visite também: 

Um comentário:

Graça Pereira disse...

Estou voltando de uma ausência para o aniversário do meu blogue, o zambeziana...para ficar!
Na visita aos meus amigos, encontrei esta bela postagem sobre história que me interessou bastante. Vou rever as anteriores.
Está tudo bem por aqui?
Saudades tuas...
Um beijo amigo
Graça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...