quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Literatura Ocidental - Parte 72.

 

HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 72
LITERATURA ITALIANA – XIV

Malaparte, autor de “Kaputt” e de “La pelle”, é um dos mais corajosos observadores de nossa época com sua visão de testemunha simultaneamente lírica e cética. Sua personalidade caracterizada pelo exercício da pelêmica combativa está totalmente em sua obra literária e na revista crítica “Novecento”.

Alberto Moravia (Alberto Pincherle -1907-1990) escreveu “Gl'indifferenti”, “Le ambizioni sbagliate”, “Agostino”, “La Romana” e “La ciociara”. Moravia é excelente como analista das debilidades humanas e no exercício desta atividade revela imensa sinceridade e simpatia para com os seres.

Cesare Pavese é o autor da obra talvez mais bela da prosa contemporânea: “La luna e i falò”. Pavese destaca-de também com a autoria de “I paesi toui” e de “La Bella state”. Suas composições elevam o regionalismo a nível universal.


Dino Buzzati é o autor expressionista de “II deserto dei Tartari” e de “Paura alla Scala”; enquanto Elio Vittorino dedica-se a uma espécie de neo-verismo com seu romance “Uomini e no”, em que manifesta sua tomada de posição perante os aspectos sociais e políticos da noite fascista. Também a época fascista está revelada nos romances “Fontamara”, “Pane e Vino” e “Una manciata di more”, escritos por Ignacio Silone. Como observador da segunda guerra mundial, aparece o escritor de “Pietà contro Pietà”, Guido Piovene. Piovene, sempre um estilista notável, é importante como realizador de penetrantes análises humanas, como bem o demonstra seu romance “Lettere di una novizia”. Ainda na literatura nascida da oposição ao totalitarismo de direita surge Carlo Levi, autor de “Cristo si é fermato ad Eboli”, romance de realista descrição da região meridional italiana em sua miséria, paisagens, superstições e tipos humanos. Finalmente, Vasco Pratolini, atinge notoriedade com suas pinturas sócio-históricas de Florença submetida à estupidez fascista. Pratolini escreveu os famosos romances: “Cronaca Familiare”, “Cronaca di proveri amanti”, “Quartieri” e da série “Storia italiana”, iniciada com “Metello.

Estes vigorosos escritores italianos tinham, em comum, o pessimismo desesperado de suas cosmovisões, mesmo que diferentemente determinadas, ou diversamente expressas através do lirismo ou da contemplação impassível. 
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7.

Visite também:

4 comentários:

Gianna disse...

Ciao Furtado, grazie della visita.

Buona serata.

Maria Rodrigues disse...

Meu amigo mais um excelente e cultural post.
Beijinhos
Maria

Anônimo disse...

Depending on the size of your lawn and the landscape design that you are planning to pursue, the
different parts of your lawn serve different purposes. First, let's
take a look at your property and to think about what you need done.

The lawn establishment milestone: most landscape beautification projects have an element of lawn establishment.


Here is my page front yard landscaping ideas

Anônimo disse...

What's up, every time i used to check web ste posts here ewrly in the daylight, for
the reason that i love to gain knowledge of more and more.


my web page; best carpet cleaners

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...