HISTÓRIA DA
LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA
OCIDENTAL – PARTE 55
LITERATURA ALEMÃ
O maior dramaturgo
da época naturalista é Gerhard Hauptmann (1862-1946), cuja temática
está organizada em redor do poder econômico, direitos trabalhistas,
direito `vida – seja em suas obras históricas, seja em seus dramas
passionais. Suas melhores obras são “Os tecelões” e “Pippa
tantz”, o primeiro com introdução das grandes multidões em
processo crescente de rebelia advindo do drama social provocado pelo
aparecimento da máquina e o segundo definitivamente simbolista. Além
de “Die Weber” e de “Pipa Dansa”, Hauptmann escreveu: ”Vor
Sonnenaufgang”, considerado o maior drama do naturismo; “Der
Biberpelz”; Hanneles Himmelfahrt”; “Fuhrmann Henschel”;
“Schluck und Jau”; “Die Ratten”; “Till Eulenspiegel”;
“Magnus Garb”; Bahnwaerter Thiel”; “Der Narr in Christo
Emanuel Quint”; “Der Ketzer von Soana” e “Winckelmann”.
Gerhard Hauptmann
Hugo von
Hofmannsthal, escritor austríaco, segue a tendência impressionista
em seu intenso lirismo, que ocorre mesmo em sua produção dramática.
Suas composições têm perfeição formal e material e seus termos
são dispostos de maneira harmoniosa e melodiosa. O pensamento da
morte está sempre em sua temática também caracterizada pela
riqueza de imagens cromáticas em verdadeira magia que se aproxima do
simbolismo. Sua lírica está reunida em três volumes: “Ausgewaehlte
Gedichte”,”Gesammelte Gedichte” e “Gedichte und kleine
Dramen”; como contista é autor de “Das Maerchen der nacht” e
“Die Frau ohne Achatten”; seus dramas são “Der Tod und der
Tod”, Der Tod des Tizian”, “Elektra”, “Der weisse Faecher”,
“Jedermann”, “Das Salzburger grosse Welttheater” e “Der
Turm”; como crítico e ensaísta é mundialmente reconhecido.
Rainer Maria Rilke,
também impressionista, atinge um dos momentos máximos da literatura
com seus “Sonette an Orpheus” e “Duineser Elegien”. Escreveu
também “Stundembuck”, “Die Weise von Liebe u. Tod des Cornets
Christoph Rilke”, “Requiem” e “Die Aufzeichnungen des Malte
Laurids Brigge”: o último é trabalho em prosa, os demais são
composições líricas. Há em Rilke um inexcedível tonalidade
pessoal de lirismo e a imcomparabilidade de análise introspectiva
que conferem alto caráter artístico à sua temática, a qual inclui
a vida secreta da alma e uma triste ternura. Rilke elava o banal e o
estandardizado à dignidade poética.
Fonte: “Os
Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume
7, páginas 102/103
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Um comentário:
Sempre em cada novo post uma
divulgação de um escritor, é
uma tarefa de divulgação muito
importante que o amigo faz,
e isso torna o seu blogue um
divulgador cultural.
Boa semana.
Bj.
Irene Alves
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