quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Literatura Ocidental - Parte - 51.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 51
LITERATURA ALEMÃ

Contista, também, é o romântico Clemens Brentano (1778-1842) com seu livro “História do bravo Kasperl e da linda Annerl”. Brentano é também autor do romance “Godwi” e das peças teatrais “Ponce de Leon”, “O romanceiro do Rosário” e “A fundação de Praga”. Outros autores românticos podem ser citados: Adalbert von Chamisso (1781-1838), autor de “Peter Schlemihl”; Friederich de la Motte-Fouqué, autor de “Odin”, nascido em 1777 e morto no ano de 1811; e o católico de preocupações sociais Joseph von Eichendorff (1788-1857), autor de lieds de magnífico estrato sonoro e sentimento profundo. No teatro, resta apresentar Zacharias Werner (1768-1823), autor da famosa tragédia ”s”, e Heinrich von Kleist (1777-1811), que além de dramaturgo de valor é poeta de magnífica temática da liberdade.
 Clemens Brentano

A placidez, a meditação e a sobriedade do romantismo “Bider-meier” têm sua expressão austríaca com Franz Grillparzer (1791-1872). Grillparzer representa a passagem do romantismo ao realismo por combinar as tendências primeiras co seu idealismo, suas análises psicológicas e sua temática às tendências do movimento seguinte com o realismo já presente em seus textos. Outro escritor romântico que avança a novas maneiras de expressão é Georg Buechner (1813-1837) anunciando a constituição do expressionismo e, em certa medida, algumas características kafkianas. Buechner é autor de “Dantons Tod”, ainda essencialmente “sturm und drang”; da primeira brochura socialista na Alemanha”, “Der hessische Landbote”, pré-marxista; da tragédia “Woyzeck”, com evidente sentido revolucionário do proletariado; e, finalmente, de poemas que transcrevem momentos existenciais sem limite.

Poetas românticos um tanto tardios são Nikolaus Lenau (Nikolaus Niembsch von Strehlenau – 1802-1850) autor de poesias líricas, e, principalmente, Heinrich Heine (1797-1856). Heine, cujos poemas foram considerados por Nietzsche como “música doce e apaixonada”, é por vezes considerado realista, mas, seu interior é nitidamente romântico. Em seu romanceiro há baladas trágicas e baladas irônicas, sendo Heine senhor absoluto do moderno recurso do “witty twist”, introdução final da ironia para a destruição do excessivo lírico e preservação da autenticidade de sentimentos. Permanentemente reconhecido em seu valor pelos leitores e críticos estrangeiros, Heine encontra certa dificuldade no reconhecimento em seu próprio país: durante o nazismo foi, inclusive, “cassado” das antologias poéticas... 
 
Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7, páginas 98/99.

Visite também:

4 comentários:

Marina-Emer disse...

hola amigo ...gracias por ru visita es un placer recibirte y agradezco tus elogios a mi poesia
un abrazo
Marina

Marina-Emer disse...

feliz fin de semana
un abrazo
Marina

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Além de ter me deleitado com a leitura, bateu uma saudade "danada" de meu pai, quando vi que a "fonte" foi Os Forjadores do Mundo Moderno. Esta coleção faz parte do acervo de meu pai que hoje se encontra em Brasília, com meu irmão mais velho.
Obrigada, Furtado,pela excelente partilha.
Um beijo, amigo,
da Lúcia

Silenciosamente ouvindo... disse...

É sempre muito enriquecedor
para mim estar no seu blogue
e ler os seus posts que prestam
umm grande serviço à cultura.
Bj.
Irene Alves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...