quarta-feira, 31 de julho de 2013

Literatura Ocidental - Parte 50.



HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL

LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 50

LITERATURA ALEMÃ


Figura romântica autêntica é o poeta Frederich Hoelderlin (1770-1843) cujos poemas são dotados de extraordinária densidade que comprovam, assim, o conceito do poeta a respeito da poesia como único modo de apreensão do essencial-mieterioso no Universo e na existência. Hoelderlin é, certamente, uma influência presente na literatura mundial e mereceu estudos críticos de Martin Heidegger, nos quais o filósofo classifica-o como poeta da angustia existencial. Uma das mais diretamente determinadas influências de Hoelderlin sobre a poesia moderna pode ser localizada nos poemas líricos do austríaco Georg Trakl (1887-1914), autor de “Sebastian im Traum” e “Der herbst des Einsamen”.



Jean-Paul
Autor de ampla aceitação popular tem sido Johann Paul Friedrich Rochter, conhecido na literatura como Jean-Paul (1763-1825), e sua influência sobre as gerações posteriores, uma constante. Embora por vezes apresente excessiva complicação de enredo, não pode ser ignorada a existência de trechos esparsos com excelente beleza e significação nos textos deste lírico romântico. Jean-Paul é autor de contos e romances: “Hesperus”,”Siebenkaes”, “Titan”, etc.


Ludwig Tieck (1773-1853) é um poeta bem representativo da tentativa de reencontro com o medieval, da apresentação do terrível e do lirismo religioso. Pode ser aproximado à imagem de um pré-Baudelaire por sua musicalidade verbal e estilo. É autor de narrativas poéticas, de romances sentimentais e biográficos.


Novalis, na realidade chamado Friederich von Hardemberg (1772-1801), também como Tieck mereceu reconsideração universal com o aparecimento do simbolismo. Sua temática poética centraliza-se na constante da morte e revela extremo misticismo. De sua obra destacam-se os versos perfeitos de “Hino à Noite”. Romântico grandemente espontâneo é Ernest Theodor Amadeus Hoffmann (1776-1822), superior escritor de contos. Hoffmann é autor de “Fragmentos Noturnos”, “Os elixires do diabo”, “Últimas Narrações” e “Pontos de vista do gato Murr junto à biografia fragmentária do diretor de orquestra de Johannes Kreisler”. 
 

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7, páginas 97/98.

Visite também:

Um comentário:

Eu e Alque disse...

Boa noite amigo Rosemildo, amigo das letras, pois também estou grata com sua visita e estaremos a partir de agora a trocar essa experiência literária, tão abundante em nossas vidas. Parabéns pelo blog, é de um grande aprendizado. Abraços e até breve!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...