quarta-feira, 3 de julho de 2013

Literatura Ocidental - Parte 46.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL
LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 46
LITERATURA ALEMÃ
O “aufklaerung”

O final da Idade Média alemã será proporcionado com o explodir do Alfklaerung e consequente abandono do religioso como tema principal e ao ser formulada a visão que redescobre o mundo constituído por indivíduos num Universo organizado pela Natureza e orientado pela Razão.

O “Aufklaerung” inaugura a importância filisófica alemã no pensamento mundial com a predominância que assume a figura de Leibniz (1646-1716), filósofo que se expressou em francês e latim e, que, divulgado amplamente, informará o pensamento cultural do “Aufklaerung” decisivamente. A vida literária do “Aufklaerung”, caracterizada pela centralização temática no “Eu” e na Natureza será auxiliarmente influenciada pelo mundo cultural francês, representado por Descartes e por Boileau.

O primeiro aufklaerer é Johann Christian Guenther (1695-1723), cuja produção lírica possui amplitude na transcrição de suas dolorosas experiências vitais. Guenther liberta-se da influência barroca e apresenta um eu individualizado e interiorizado.

A primeira tentativa de criação de um teatro clássico germânico é realizada por Johann Christoph Gottsched (1700-1766). Em sua obra assinalam-se escritos teóricos, como “Tentativas de uma arte poética crítica para os alemães” e “O teatro alemão composto segundo as normas greco-latinas”, e a valiosa peça “Cartão Agonizante”. Gottsched foi também o criador do teatro permanente de Leipzig.

Observa-se, ainda, a influência literária suíça com seu conjunto de lirismo, de maravilhoso cristão, de sentimentalismo e irracionalismo. Nesta corrente, pode ser destacado Johann Jakob Bodmer (1698-1783) que revela seu pré-romantismo através de seus tratados críticos e sua coleção de poemas dos minnesaengers medievais e que estimula o classicismo com traduções que faz de Milton, Popppe e Butler.

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7, página 94.

Visite também: 


2 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

O amigo desempenha um papel
fundamental neste seu blogue
na divulgação da literatura
a nível mundial e isso é muito
importante.
Bom fim de semana.
Bj.
Irene Alves

Lu Nogfer disse...

Fantastico!
Um perfeito aprendisado!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...