quarta-feira, 21 de março de 2012

Literatura Ocidental - Parte 24.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL

LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 24

LITERATURA INGLESA


Período inicial anglo-saxônico

O solo da Gran-Bretanha presenciou a fusão de inúmeros povos que, sucessivamente, a invadiam. Quando a ilha de Bretanha foi invadida pelas legiões romanas no primeiro século anterior à era cristã, essas legiões conseguiram submeter à força os celtas, mas não os povos do norte – os scots e os pictos – que se concentraram em suas montanhas. As incursões desses invictos ancestrais dos escoceses forçaram a construção da muralha de Adriano ao redor da colônia romana. Como consequência da diminuição do poderio romano, os bretões tiveram que recorrer ao auxílio dos piratas anglos e saxões da Dinamarca para poder conter seus vizinhos scots. Os anglo-saxões vieram auxiliar os bretões, fizeram-no e, logo, os dominaram apossando-se do país. O primeiro rei anglo-saxônico mal terminava a formação de um só Estado quando retornaram com violência os dinamarqueses. Em 1066, finalmente, ocorre a invasão e o domínio normando comandado por Guilherme, o conquistador.

Os romanos haviam fracassados ao tentar a latinização dos celtas, os bretões não foram absorvidos pelos saxões e os dinamarqueses formaram uma camada marginalizada. Séculos foram necessários para que pudesse ser realizada uma síntese original das diferentes camadas de estratificação, seja no aspecto social, político ou linguístico. Evidentemente, não é de se estranhar que também a literatura apresente dois estratos bem afastados; um latino-cristão de inspiração religiosa e um popular que engloba tradições cristãs e não cristãs.

A primeira obra produzida na Inglaterra pertence à tradição saxônica anterior à invasão da Bretanha e ao grande fundo comum da tradição germânica. Trata-se da epopeia brutal de Beowulf, herói bárbaro escandinavo. Sua provável data de composição é do século VI a.C., mas, apenas como literatura oral. O único manuscrito que nos alcançou data de 1000 a.D. E apresenta estrutura não-cristã com inserção de aspectos cristãos. Este poema épico apresenta uma notável visão da vida dos saxões; é de agradável leitura, embora com dificuldades do dialeto em que está escrito; está fundado poeticamente no verso aliterativo; e, indubitavelmente, prova a existência de um grande poeta da civilização anglo-saxônica. Notável deve ter sido também outro poema épico semelhante a Beowulf e que comemora a batalha de Brunanburh ocorrida em 937. Infelizmente, de “A Batalha de Brunanburh” somente possuímos uma versão em prosa. Neste poema da literatura heroica não-cristã em processo inicial de cristianização exalta-se a força, a guerra e os massacres, sem que transpareça a ternura humana que intervém nas novelas francesas de cavalaria.

“A Batalha de Brunanburh” em sua versão prosaica está incluída na “Crônica Anglo-Saxônica” redigida pelo rei Alfredo no século IX. Cronicões semelhantes surgiram nos séculos posteriores. Inicialmente apareceram inúmeras vidas de santos escritas por clérigos e posteriormente tornaram-se frequentes os manuais práticos escritos em prosa e que, normalmente, consistiam de traduções do latim. Esta tradição histórica parece anunciar a predileção dos escritores ingleses pelo gênero biográfico. A estratificação da literatura em solo inglês é completada no período normando pela existência de uma escola literária de expressão latina e de uma escola literária palaciana de expressão francesa. A esta última pertencem obras conhecidas como “Façanha dos Bretões”, “Os Rebentos de Maria da França” e “A Procura do Santo Graal”.

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7, páginas 64/66.

Visite também:

4 comentários:

chica disse...

Vamos começando uma nova etapa na literatura. Legal! Vamos acompanhar! abração,chica

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

As constantes invasões enriqueceram a literatura.
Esse mundo é complexo mesmo...

Tenha uma linda semana de paz.

Beijos.

Maria Rodrigues disse...

Meu amigo aqui relembramos e aprendemos, sempre excelente.
Bom restinho de domingo e uma boa semana.
Beijinhos
Maria

Unknown disse...

Oi!

Aqui,sempre tirando dúvidas, aprendendo, é tudo de bom!

Parabéns! Sucesso!
Linda semana! beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...