quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Literatura Ocidental - Parte 20.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL

LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 20

LITERATURA FRANCESA

(Continuação do post anterior)

Jean-Paul Sartre é simultaneamente o rigoroso filósofo da atualidade, o dramaturgo vigoroso, o ensaísta corajoso e original e aquele que procura unir o pensamento e a ação no mundo moderno. Como autor do sistema filosófico do século – o “marxistencialismo” – Sartre publicou “L'Étre et le Néant” (“Essai d'Antologie Phénoménologique”, “L'Imaginaire” (“Psychologie Phénoménologique de I'Imagination”) e “Critique de la Raison Dialectique” (por enquanto, o tomo I “Théorie des Ensembles Pratique”. Como ensaísta de literatura e de política, escreveu “L'Existencialisme est un humanisme”, vulgarização de sua filosofia aparecida em “L'Étre et le Néant” e reconhecida pelo autor como super-simplificada; “Descartes”; “Qu'est-ce que la Literature”; Situations I, II, III; “Entretiens sur la Politique” em colaboração com David Rousset e Gérard Rosenthal. Como autor teatral compôs as peças “Les Mouches”, “Les Mains Sales”, “Huis Clos”, “Le Diable et le Bon Dieu”, “La Putaine Respecteuse”, “Kean”, “Nekrassov”, “Morts sans Sépulture” e “Les Sequestrés d'Altona” e, ainda, os cenários “Les Jeux sont Faits” e “L'Engrenage”.

Como homem de ação diante dos problemas do mundo real exacerbados pelas realidades históricas em processo, Sartre funda um partido político e uma revista. O partido “Rassemblement Démocratique Revolutionnaire” de efêmera existência foi fundado em 1945 por Sartre e por David Rousset e Gérard Rosenthal. A revista fundada por Sartre é “Temps Modernes” e tem o objetivo de registrar o protesto dos intelectuais e documentar a atualidade mundial.

Em prosa, Jean-Paul Sartre escreveu “La Nausée”; os cinco contos de “Le Mur”, dos quais o mais significativo é “L'Infance d'un Chef”, “Les Chemins de la Liberté” (“L'Age de Raison”, “Le Sursis”, “La Mort dans I'âme” e os fragmentos intitulados “Drôle d'Amitié” que estarão no tomo IV “La Dernière Chance”); e “Les Mots”.

A coerente temática de Sartre na literatura pode ser entrevista nas seguintes constantes: vontade de encerrar o homem no homem; sinceridade e lucidez; solidão, liberdade e responsabilidade humanas; as ambiguidades; a sistemática recusa de álibis e de guias na orientação existencial; a justificação ou não dos atos; o caráter trágico da vida; a inevitável união entre os homens e os fenômenos coletivos; a angustia de existir, de “estar-aí-no-mundo”; a facticidade e a necessidade de constante opção pessoal; a liberdade comprometida em projeto; o projeto sempre renovado e assumido; o caráter interiorizado da autêntica justificação; o caráter original dos destinos pessoais; a solidariedade humana como fato e não como valor; o homem não como incondicionado pelo passado e sim pela totalidade do que ainda não é, pois não é uma realidade em si e sim definido pelo futuro como o revela o projeto; e outras consequências do sistema filosófico lúcido e renovador de Sartre.

Continua no próximo post.)

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7, páginas 60/61.

Visite também:

6 comentários:

Linasolopoesie disse...

Carissimo FURTADO
E da molti anni che mi sono allontanata dalle letteratura Mi sono molto piaciuto gli artisti a di cui vale la pena leggere le opere: Virginia Woolf, Jane Austen, Stevenson, Orwell, e anche il famosissimo Shakespeare. Tutto quello che ho letto di questi autori mi ha emozionata, naturalmente in modo diverso, visti le differenti epoche, i differenti temi, i diversi modi di scrittura e non saprei dire quale è stato il libro che mi ha colpita di più..
Ma in fondo la letteratura è universale .
Ciao Lina

Maria Alice Cerqueira disse...

Prezado amigo,
venho agradecer a sua presença amiga lá no meu recanto.
Um Bom fim de semana para voce
abraço fraterno
Maria Alice

chris disse...

Olá a partir de França
obrigado pela sua participação no diretório,
eu gosto muito
criar este novo blog "diretório", ajudar a uma aproximação entre países diferentes, pessoas diferentes, também se perdermos endereços.
E eu posso te ajudar, para algumas aplicações para blogs
Ele está em sua infância, e se há melhorias a fazer, eu sou totalmente a sua disposição
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
Quanto mais pessoas e mais oportunidades que lhe dará, você é uma espécie de embaixador deste blog é que você também tem que fazer depois que seus contatos saibam, estou apenas através
você está na lista Brasil
amigável
Chris

aqui é a imagem do blog, se você quiser dar a conhecer aos seus amigos
http://nsm07.casimages.com/img/2012/02/19/120219110552505749457952.jpg

Unknown disse...

Oi!

Amigo, sempre maravilhosos textos, sempre! Parabéns!

Feliz Fim de Semana! Beijos!

Unknown disse...

Oi!

Te convido para ser colunista do "Jornal da Cidade Online", é muito muito importante seus textos, os leitores precisam se interessar mais pela literatura, seu blog é só cultura.
Contato:
mariacatherinerabello@gmail.com

PS: Fique à vontade para deletar.

chris disse...

Boa noite!
Passando muito rápido! Peço desculpas pelo meu silêncio! apenas um doente pouco depois do tempo frio, nós tínhamos na França! "Flu"
Há uma epidemia agora mesmo!
Um muito em breve
cordialmente
Chris!

Eu esqueço o presente pouco
http://nsm01.casimages.com/img/2009/03/04/090304073146505743259262.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...