quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Literatura Ocidental - Parte 14.


HISTÓRIA DA LITERATURA MUNDIAL

LITERATURA OCIDENTAL – PARTE 14

LITERATURA FRANCESA

(Continuação do post anterior)

Alfred de Vigny escreveu poemas morais-filisóficos-simbólicos. Transparece em Vigny o espírito épico-dramático envolto pelo misticismo pessimista e estóico de alguém desesperado pela solidão que não se resolve pela rebeldia mas pela resignação e pelo amor.

A geração romana seguinte é bem representada por Honoré de Balzac (1799-1850), Sthendhal (1783-1842) e George Sand (1804-1875) e poetas significativos são Gérard de Nerval (1808-1855), Alfred de Musset (1810-1857) e Théophile Gautier (1811-1872).

Honoré de Balzac é o escritor que observa os costumes, analisa os tipos humanos e os localiza fatalmente num quadro metafísico trágico. Sua primeira obra é publicada em 1829, “Choans”; a partir deste primeiro romance produz uma imensa quantidade de obras, nas quais aprimora suas qualidades de estilo, tornando-o literalmente enérgico até que atinge o ponto máximo de criação com “La Peau de Chagrin”, “Le Medicin de Campagne”, “La Recherce de l'Absolu” e, sobretudo,”Eugénie Grandet” e “Pére Goriot”. Englobados seus romances sob o título ”La Comédie Humaine” e classificados em estudos de costumes, estudos filosóficos e estudos analíticos, Balzac elabora um universo literalmente composto que apresenta uma gigantesca visão da sociedade francesa de sua época.

Henri Marie Beyle, literalmente conhecido como Stendhal, é romântico ao retirar a matéria-prima de seus romances da própria existência pessoal e realista pela análise de caracteres, pelo culto à realidade revelada através do acúmulo de minúcias, e pela apresentação do processo psicológico desde a concepção de um ato até sua concretização, Stendhal tem como romances principais: “Le Rouge et le Noir”, “La Chartreuse de Parme” e “Lucien Lauwen”.

George Sand, pseudônimo literário de Aurore Dupin, tem sua obra classificada sob três fases sucessivas: romances de inspiração romântica, romances humanitários e romances campestres. George Sand é a primeira escritora a apresentar as reivindicações feministas e o tema do amor livremente realizado contra os preconceitos sociais e as convenções da moral tradicional.Seus primeiros romances – “Indiana”, “Valentine”, “Lélia” e “Lettres d'un Voyageur” – representam bem a literatura de confidências românticas. A partir de 1836 dedica-se à atividade política e adota ideais humanitário-socialistas, época em que escreve os romances “Mauprat”, “Compagnon du Tour de France”, “Le Meunier d'Angibault” e “Le Péché de Monsieur Antoine”. Finalmente, Georg Sand atinge a fase de maturidade literária ao escrever os romances de temas campestres, “La Mare au Diable” e “La Petite Fadette”.

Gérad Labrunie, nome real de Gérard de Nerval, é o poeta do sonho e da dramaticidade interior, reveladas seja através de autobiografia “Aurélia”, seja através da rememoração do passado com suas ilusões frustradas, ou ainda, através dos sonetos “Les Chimères” de grande misticismo sentimental.

Louis Charles Alfred de Musset é dramaturgo e poeta do individualismo e da exaltação da inspiração, da imaginação e da sensibilidade. Como dramaturgo, Musset escreveu o drama poético “On ne badine pas avec l'amour”, caracterizado pela complexidade estrutural e na coexistência de elementos cômicos e patéticos resolvida pela supremacia dos últimos sobre os primeiros à medida que o processo dramático é desenvolvido. Como poeta, revela a crença num mal empírico e o expressa através de confidências e da transcrição de estados de alma, sempre fiel a seus versos: “Sachez-le, c'est le coeur qui parle et qui soupire lorsque la main écrit”. Seus célebres poemas são “Les Nuits”. Alfred de Musset escreveu também a quase-autobiografia “Confessions d'un Enfant du Siècle”.

Théophile Gautier, autor de “Émaux et Camées”, é o poeta da apreensão plástica da realidade e do culto da beleza formal. Pertenceu ao Parnasse Contemporain.

Os escritores que se dedicam à história e à crítica durante este final de romantismo preparam as bases teóricas para o advento do naturalismo na literatura. O conceito de história amplia-se abandonando os limites estreitos da politica, diplomacia e genealogia. Há necessidade de destacar Jules Michelet (1789-1874); Hippolyte Taine (1828-1893), que introduz as influências raciais, mesológicas e do momento; na crítica, Saint-Beuve (1804-1869) inaugura o método histórico de julgar a partir do homem e de sua vida e não em função de definições apriorísticas.

(Continua no próximo post.)

Fonte: “Os Forjadores do Mundo Moderno”, Editora Fulgor, edição 1968, volume 7, páginas 49/51.

Meus queridos amigos!

Hoje vamos iniciar uma pausa por um breve período, pois a carcaça clama por um pequeno descanso. Aproveitaremos a oportunidade para fazer uma análise sobre os nossos erros e acertos, assim como realizarmos uma arrumação no nosso humilde espaço.

Agradecemos de coração a companhia e o apoio de todos, prometendo, com a graça de “DEUS”, voltarmos em janeiro para dar continuidade ao nosso trabalho, isso, contando com o apoio e a compreensão dos amigos e seguidores, claro.

Desejamos a todos um “Maravilhoso Natal” e um “Ano Novo” repleto de realizações.

“QUE 'DEUS' SEJA LOUVADO”

Literatura e Companhia Ilimitada
Rosemildo Sales Furtado

Visite também:

22 comentários:

chica disse...

Mais um lindo estudo que nos apresentas e tenhas certeza, sei avaliar o quanto de trabalho e pesquisa está por trás dele.

Por isso, a pausa e nesse período de tua pausa, desejo que tenhas um NATAL maravilhoso com tudo que desejas e lindas inspirações para 2012! abração,tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!chica

blog da Paraguassu disse...

Olá amigo Rosemildo,
A literatura traz-nos muitos conhecimentos, fazendo-nos crer na imortalidade dos fatos que a ligam à História, tal como ocorre com nossa alma, após o desencarne.
Amigo, concordo com a necessidade de parar-se um pouco, a fim de avaliarmos nossos trabalhos e coisas que dizem respeito à harmonização de nosso espírito, tão necessária à continuação a posteriori.
Assim, desejo a você um Natal com muita paz e luz e que Cristo renasça nos corações de todos os que O
louvam e amam. E, também, que tenhas um Ano Novo repleto de realizações,
com muito sucesso, saúde, paz e amor.
Com um grande beijo,
Maria Paraguassu.

Carla Fernanda disse...

Muito bom post!
Feliz natal amigo!!!
Bom decanso!!
:D

Everson Russo disse...

Um belo final de semana pra ti meu amigo...abraços...

Unknown disse...

Oi!
Amgo, obrigada pela visita e o carinho de sempre!

Feliz Vida! Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Sucesso!! beijos!

Unknown disse...

Oi!
Amgo, obrigada pela visita e o carinho de sempre!

Feliz Vida! Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Sucesso!! beijos!

Anônimo disse...

Gracias por tu visita. Felices fiestas y que todo sea de bendicion.

Un abrazo,

Andri

nydia bonetti disse...

Boas Festas, Rosemildo! Estive ausente dos blogs este ano. Espero que em 2012 eu possa retornar. Felicidades! Abraços.

ॐ Mara Bombo ॐ disse...

Querido amigo e irmão Rosemildo, nós do Centro Literário CLIP agradecemos e retribuimos os votos de boas festas e desejamos que em 2012 estejamos juntos.
Agradecemos também sua iniciativa maravilhosa publicando textos/estudos sobre literatura, enriquecendo ainda mais nossos parcos conhecimentos.
Feliz Natal e sucesso em 2012
bjs
Mara

Ghost Writer disse...

Olá amigo, muito obrigada pela companhia durante mais este ano!Que o próximo seja acompanhado novamente das bençãos de Deus, e esperança de sermos a cada dia pessoas melhores.
Bom descanço e Feliz Natal, para você e todos os seus.
Abs

Linasolopoesie disse...

ROSEMILDO ciao
Grazie degli auguri e delle belle parole che mi hai lasciato .Ti sono particolarmente vicina,in questi giorni di festa,in cui avvertiamo ancora più forte il conforto e il calore della amicizia;
Affidiamo a Dio i nostri desideri , che tutti i suoi doni accrescano in noi ogni giorno e intorno lo diffondano ,nel suo nome.
con la speranza che ci regali qualcosa di bello in questo Natale: il coraggio, una compagnia , un regalo significativo, un'incontro , una miracolo desiderato e chiesto , necessario,per una guarigione, nonostante i nostri pochi meriti.
BUON NATALE E UN FELICE ANNO NUOVO LINA

Maria Alice Cerqueira disse...

Prezado Amigo
Vim agradecer a sua visita, a sua presença lá no meu cantinho!
Obrigada por tudo!
Tenha um lindo dia!
Que seu Natal seja realmente especial

abraço fraterno
maria Alice

Mara Santos disse...

Olá Rosemildo!
Passando pra retribuir o carinho e desejar os votos de um Feliz e Santo Natal.
Beijo,
Mara

Lena disse...

Rosemildo,
Aproveite e descanse bem!todos nós precisamos de uma boa pausa!
Mas hj vim só lhe agradecer!

Obrigada por sua companhia nesse ano que passou. Sem sua presença eu não poderia ter alcançado ontem, a marca de 100.000 acessos no Amadeirado, em apenas 1 ano e meio de existência, possíveis graças a você que complementa e enriquece com seus preciosos comentários os posts que publico!

Natal é a presença de Jesus em nossos corações, não só representa a fé, mas a vida, o nascimento do Filho de Deus. Que o espírito de Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia.

Focar no melhor! São os meus votos para este Novo Ano!

Usarmos nossa sabedoria para escaparmos da arrogância do mundo, que diz como devemos ser; dos apelos para coisas, status e informações que nunca nos farão falta. Em silêncio descobrimos que já somos fortes o suficiente para sermos vitoriosos e que já temos a direção correta, dentro de nós para a saúde perfeita.E nada é necessário para encontrarmos Deus, porque Ele nunca esteve perdido... Ele mora dentro de nós.

Um lindo 2012! Que cada minuto dele seja desfrutado como um milagre, como são todas as coisas simples!

Do meu coração, com muito carinho!

Daniel Costa disse...

Rosemildo

Apreciei deveras a leitura deste teu estudo sobre literatura belíssimo estudo sobre literatura. Na verdade, enquanto nos vai passando o texto, vamos dando o tempo, por bem empregue.
Feliz Natal!
Um abraço

Cristal de uma mulher disse...

Ótima literatura ..Vim também agradecer por mais um ano que se vai e que ficamos aqui compartilhando a cada dia as atividades de cada um..Eu em particular quero dizer que mesmo virtualmente eu desejo um natal feliz e uma entrada de ano com muita luz e êxitos juntamente com sua família e amigos .

Um grande abraço caloroso

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Venho aqui também pra desejar a ti e tua família um Ano Novo de muita Paz, Saúde, Amor e Realizações!

Carinhos mil.
Beijos de Luz e Paz

Sandra disse...

Quero desejar a VOCÊ, um excelente Ano Novo, repleto de alegrias, Paz e amor.
Que a virasa do ano novo seja de reflexão, um momento especial para repensar tudo o que foi feito e ainda desejamos fazer. Feliz Ano Novo.
Que 2012 seja repleto de SAUDE, PAZ, ALEGRIA E AMOR, além de muito SUCESSO!!
Que em 2012 nossa AMIZADE seja ainda melhor. Que sejamos Amigos Para Sempre...Nossa amizade é alegre, Sincera, gostosa e tem muitas atitudes. A vida ganha um novo sentido com ela.
Que em 2012, você possa abrir seu coração e sonhar muito...Realizar muito...Sorrir Muito...Ser muito Feliz.. Sonhe.. Deseje...Realize..
Seja muito Feliz e volte a ser criança...viva com muita emoções...
Lhe desejo um Feliz Ano Novo, cheio de Luz, Alegria, Amor, Paz, Sucesso e Saúde...Que você realize todos os seus desejos e sonhos, mas principalmente que continue a sonhar...Sempre...
Feliz ano Novo.. Cheio de Energias boas e muita Luz, para guiar seus caminhos.
Carinhosamente,
Sandra

HAPPY NEW YEAR.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querido amigo.

Deus seja LOUVADO!!

Muito obrigada pelo seu carinho, pelas suas belas palavras.

FELIZ ANO NOVO!!

Beijos no coração.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Israel Lima disse...

Parabéns pelo blog, obrigado pelas visitas, tenha um excelente 2012.

Sucesso,


Prof. Israel Lima

Roselia Bezerra disse...

Olá,
Também lhe desejo um Novo Ano repleto de paz e alegria!!!
Abraços fraternos de paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...